Pré-natal e cuidados com a Covid-19 na gestação

Domingo, 15 de agosto, é celebrado o Dia da Gestante. A gravidez é um momento importante e especial na vida da mulher e deve ser cuidado com responsabilidade, saúde e amor. A obstetra Rosita Fiorotto Sanchez de Carvalho, fala sobre o pré-natal e os cuidados da gestante mediante a pandemia da Covid-19.

A obstetra informou que o pré-natal é fundamental para o sucesso da gestação. E deve ser iniciado o mais precocemente possível. “Os três primeiros meses da gravidez são importantes, já que uma série de transformações passam a ocorrer no organismo da gestante. a placenta começa a se formar e o bebê já desenvolve os principais órgãos”, explicou a medica.

Ela atentou que no pré-natal há oportunidade de detectar, acompanhar e tratar possíveis agravos a saúde da mãe tais como diabetes, hipertensão, entre outras. “Além disso é possível avaliar o bem-estar do concepto, intervindo quando necessário”, observou a médica.

Rosita disse ainda que o objetivo principal do pré-natal é a saúde e o bem-estar do binômio materno fetal. A obstetra ressaltou que ao planejar uma gravidez é preciso fazer uma série de exames para conferir se está tudo bem. “É importante iniciar a suplementação de ácido fólico e outras vitaminas e ter hábitos alimentares saudáveis”, orientou

Ela disse que no momento de pandemia algumas coisas tiveram de ser mudadas, tais como o espaçamento entre as consultas, cuidados durante o atendimento tanto da higiene como evitando a aglomeração das pacientes, visando diminuir o risco de contagio da gestante.

Prevenção

Usar máscara, isolamento social (distanciamento), lavar frequentemente as mãos com água e sabão por 40 segundos, uso de álcool gel 70% por 20 segundos, lenço descartável de papel para higiene nasal, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar nas mucosas dos olhos ou nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter ambientes bem ventilados.

Fonte: SES