Comitê de Saúde Ambiental prepara o 3º “Dia D” do Mangue Limpo


O Comitê Estadual de Saúde Ambiental voltou a se reunir para definir a data de realização do terceiro “Dia D” do Projeto Mangue Limpo. O grupo, que já havia escolhido o local para o evento, marcou para 05 de abril a próxima ação em defesa dos manguezais.


O bairro Jabotiana, que abrange cinco comunidades: Sol Nascente, Santa Lúcia, JK, Estrada da Cabrita e Aloque, será o alvo das ações do Comitê. Já está agendada para o próximo dia 20, uma reunião com representantes da comunidade, no Posto de Saúde para traçar as estratégias de mobilização para o dia do evento.


A escolha da data para a realização de mais um “Dia D” coincide com a comemoração do Dia Mundial da Saúde, fato que contribuirá para ampliar as ações a serem desenvolvidas. “Nós vamos aproveitar para falar da importância da saúde ambiental para o homem”, destacou Rosemary Costa, que responde pela Coordenação de Responsabilidade Sócio-Ambiental (Corsa), da Unimed.


O médico José Carlos Santana, gestor do CORSA, ressaltou a necessidade do envolvimento e entusiasmo dos membros do Comitê para o sucesso de mais um Dia D. “Precisamos mobilizar a comunidade, chamar a atenção da imprensa para ampliarmos cada vez mais a participação da sociedade”, declarou Antonio Macedo diretor da STM, empresa de terraplenagem, reforçando a opinião do médico gestor.


O Comitê tem conseguido despertar o interesse de algumas instituições que tem procurado informações sobre o Projeto Mangue Limpo, a exemplo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). “Isso é prova que estamos no caminho certo. Vamos continuar batendo a porta de todos os órgãos para que se somem à esta causa”, comemorou o José Carlos Santana.