Pacientes com câncer de mama da Onco Hematos participam de campanha que incentiva a autoestima


No dia 04 de outubro, a AstraZeneca realiza a Campanha Encontro com a Autoestima na Clínica Onco Hematos, em Aracaju. A ação, que ocorre desde 2009, já passou por diversas cidades brasileiras e tem o objetivo de levar informações sobre câncer de mama – o mais incidente entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer – às mulheres que enfrentam a doença. Até o momento foram mais de 80 ações e 60 instituições já receberam o projeto, com a participação de aproximadamente 2.900 pacientes e cuidadores. Somente em 2012 foram realizadas 25 ações, com a participação de 992 pacientes.







A cada encontro, as convidadas assistem a palestra de uma ex-paciente e têm a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas. A programação conta ainda com um desfile de moda, em que as mulheres são incentivadas a usar acessórios e posar para um fotógrafo profissional na “Passarela da Vida”. “A descoberta do câncer de mama abala muito as mulheres. O medo e os reflexos do tratamento da doença, como a queda dos cabelos ou a retirada dos seios, mexem com a autoestima. Nosso trabalho é  fazer com que elas voltem a se aceitar, a se amar e acreditar na sua imensa capacidade de superação. A produção fotográfica, os acessórios usados na palestra, as dicas de como usar os lenços e a troca de experiências ajudam a mostrar que elas continuam bonitas e, sobretudo, fortes afinal a vida tem o peso que damos a ela”, afirma Elizabete Duarte, psicóloga e responsável pela palestra.







Durante o encontro, as participantes recebem informações em um material exclusivo, voltado para as próprias pacientes, com informações sobre a doença, tratamentos disponíveis, dicas para uma melhor qualidade de vida, autoestima e sexualidade, além de conselhos sobre como lidar com a doença.







De acordo com Shirley Rocha, psicóloga da Clínica Onco Hematos, o grande objetivo do encontro, como o próprio nome já sugere, é o resgate da autoestima. “Mas este é só um dos pontos do evento. O evento permite ainda a troca de experiências entre as mulheres que enfrentaram o câncer de mama, uma doença que mexe com a sexualidade, a feminilidade e a maternidade. Num encontro como este, temos a oportunidade de trabalhar, não só a parte externa de cada mulher, mas também o seu interior, mostrando que é possível enfrentar a doença  de forma positiva”, destaca.







“Nosso foco é trabalhar a humanização, o resgate e manutenção da autoestima, que muitas vezes é difícil de ser restabelecido. Acreditamos que com isso, as mulheres ganham mais confiança para superar as dificuldades. E a melhor maneira que vimos para conseguir isso foi propiciar às pacientes um espaço confortável para compartilhar seus sentimentos e transformar a situação em que vivem, a fim de realmente fazer a diferença na vida dessas pessoas,” afirma Simone Rocha, Gerente de Grupo Oncologia da AstraZeneca.





Sobre a AstraZeneca







AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição nas seguintes linhas terapêuticas: gastrointestinal,  cardiovascular, neurológica, respiratória e inflamatória, oncológica e doenças infecciosas. A AstraZeneca opera em mais de 100 países, seus medicamentos inovadores são usados ​​por milhões de pacientes em todo o mundo. Para mais informações visitewww.astrazeneca.com.







Sobre a Onco Hematos







Desde 1999 em Sergipe, a Onco Hematos é reconhecida por sua competência técnica, excelência no atendimento e humanização no relacionamento com o cliente. Primeira clínica oncológica no estado a receber o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em reconhecimento aos processos de qualidade que garantem segurança ao paciente em todos os estágios do tratamento.







Sua equipe interdisciplinar é composta por oncologistas, hematologistas clínicos e pediátricos, cirurgiões oncológicos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros, com um único objetivo: o atendimento integrado ao paciente. A atualização e reciclagem é uma preocupação constante da Onco Hematos, que investe em educação continuada e capacitação dos seus profissionais, sempre presentes em eventos científicos em nível regional, nacional e internacional.







Com modernas instalações em um prédio amplo e confortável, a clínica oferece comodidade e acolhimento aos pacientes e a seus acompanhantes, pois acredita e pratica diariamente a filosofia de todos que integram a Onco Hematos: “cuidar é tratar bem”.