Onco Hematos promove Encontro Rosa Virtual da Campanha “Seja Rosa, Seja um ELO”

Devido a pandemia, foi necessário reinventar os meios de dar visibilidade a Campanha Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama. Por isso, esse ano, a Clínica Onco Hematos, que integra o Grupo AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), vem promovendo a Campanha “Seja Rosa, Seja um ELO”, para alertar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama, incentivando o autocuidado. Para finalizar o mês da Campanha, a Onco Hematos realizou um Encontro Rosa Virtual na segunda-feira, 26, para as pacientes da clínica.

O evento promoveu um espaço para discutirem terapeuticamente sobre a realização do autocuidado e o enfrentamento da doença e tratamentos das pacientes durante a pandemia, elas tiveram ainda a oportunidade de contar a sua história de tratamento do câncer. Segundo a psicóloga da Onco Hematos e mediadora do encontro, Viviana Aragão, a ideia foi reativar o processo de troca de experiência entre as pacientes. “Elas puderam relatar suas experiências e escutar as histórias de outras pacientes. Sabemos que o apoio mutuo é importante, sobretudo, para a mobilização e fortalecimento de recursos internos para enfrentamento. Muitas delas começaram o tratamento esse ano e ainda não conhecem o nosso grupo terapêutico que anteriormente a pandemia era realizado presencialmente e que com a mesma estava suspenso”, destacou a psicóloga.

A psicóloga ainda afirmou o tema da Campanha “Seja Rosa, Seja um ELO”. “Somos elos ativos e fortes para conscientizar pessoas sobre a importância da prevenção. Ser um ELO é fazer parte de uma corrente que fortalece o outro para o autocuidado, a representatividade das pacientes na campanha enquanto elos validam a mensagem de que a prevenção vale a pena”, acrescentou.

A diretora administrativa da Onco Hematos, Adriana Chaves, ressaltou o envolvimento das pacientes na Campanha e enfatizou a gratidão da clínica. “Quanto pensamos a ideia do ‘Elo’ ficou muito evidente o cuidado e o carinho de vocês. Não seria possível escolher outras pessoas para serem ‘Elos’ do que vocês, nossas pacientes. É fundamental para gente ver a força e carinho de todas vocês. Nosso sentimento é de gratidão”, ressaltou Adriana.

Oferta de Mamografias

Ao final do encontro, a Onco Hematos ofertou para as pacientes a possiblidade delas, enquanto “Elo”, possam representar a Onco Hematos na disponibilização de exames de mamografias e de diagnóstico do câncer de mama. Cada uma das participantes receberão um Voucher para presentear alguma mulher/amiga que esteja precisando de uma mamografia. Os exames serão realizados em parceria com o Decós Day Hospital. As pacientes também irão receber camisas da campanha e brindes.

Sobre a Campanha

Durante todo o mês de outubro, a Onco Hematos vem divulgando em suas redes sociais histórias de pacientes que são um ELO e que vivenciaram o Câncer de Mama. A Campanha também conta com a divulgação de clipes musicais produzidos especialmente para essa temática, com grandes apoiadores como: Banda Didá, Gerônimo, Luiz Caldas, Tatau, Durval e Ricardo Chaves.

Histórias das pacientes

A paciente Thereza Lordello, participou da Campanha e relatou a sua história durante o encontro. “Todo ano eu fazia mamografia e não dava nada, depois de um tempo descobri o câncer. Comecei o tratamento em 2018 e acabei em 2019, hoje, graças a Deus, estou bem. Enquanto um “Elo”, destaco que prevenir vale a pena porque se a gente previne a gente pode conseguir um diagnóstico mais rápido, como eu, que conseguir cuidar rápido porque sempre fazia exames e meu tumor ainda estava pequeno”, disse a paciente.

Márcia Cristina, que também é paciente da clínica, contou que realizou o tratamento em meio a pandemia, mas que passou por esse momento tão delicado distante da família, por conta dos riscos de contaminação. Ela fez a cirurgia recentemente e está no pós-operatório, mesmo assim, não deixou de participar do encontro virtual, que segundo ela, foi muito gratificante. “Para mim foi muito importante saber que a minha dor não é maior nem menor que a dos outros. Cada um tem a sua dor. Ainda estou me recuperando da cirurgia, tem dias que dói mais, mas tem dias que tá suportável. Gostei muito de participar do encontro, pois ficamos mais fortalecidas, alegres e valorizadas. Foi muito importante ouvir o relato de outras mulheres. O mais importante é a gente vencer e, eu, se Deus quiser, já venci”, destacou.

Já a paciente Maria Antônia, reforçou que o Encontro de Apoio a Vida veio a ser um marco no seu enfrentamento à doença.  Segundo ela, foi após a participação em um dos eventos da clínica, que conseguiu mobilizar uma condição melhor para enfrentar a doença e o tratamento. “Poder ouvir instruções de cuidados, palavras de incentivo, história de mulheres incríveis, me faz entender que podemos renovar nossas forças para lidar com a situação pela qual passamos. Não abro mão do que sempre digo: sozinha desfalecemos. Mas juntas nos revigoramos. Uma corrente. Um ELO de incentivo, de esperança. Juntas passamos força uma para outra. E seguimos com fé e esperança, que tudo vai passar. Toda vez que participo desses encontros, saio renovada, com mais força.  É isso que desejo passar para outras. Não estamos só. Obrigada equipe da Onco Hematos”, finalizou.

Ascom/Onco Hematos