NOSSA SENHORA DO SOCORRO


A Secretaria da Saúde de Nossa Senhora do Socorro, através da Coordenação Municipal de Saúde Mental, realizou na manhã desta terça-feira, 18, um evento em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Cerca de 150 usuários dos Centros de Atendimento Psicossociais (CAPS) do município participaram da homenagem, que aconteceu na sede do CAPS Terezinha Félix, no Parque dos Faróis.


Durante o encontro foram realizadas apresentações culturais, artísticas, de dança e de vídeos, como também foram expostos cartazes relacionados ao tema abordado. Além disso, aconteceu um bazar em frente à Secretaria Municipal da Saúde, com exposição de objetos produzidos pelos usuários dos CAPS.


Segundo a coordenadora municipal da Saúde Mental, Elisabeth Ferreira, o evento marca a reforma psiquiátrica. “A importância da data é a de reafirmar a importância da mudança no tratamento oferecido aos usuários, com o fechamento dos manicômios. Com a criação dos CAPS o tratamento tornou-se mais digno para essas as pessoas e não poderíamos deixar de comemorar essa data”, explicou.


“Esse é um dia que serve como símbolo para que as pessoas com transtornos mentais tenham a oportunidade de mostrar que podem conviver em sociedade. Por isso organizamos essa comemoração em que eles pudessem se divertir e celebrar a data”, afirmou o diretor do CAPS Terezinha Félix, Davi Garcez.


Maria Luziete dos anjos, de 76 anos de idade, é mãe de um jovem de 20 anos com transtornos mentais e vem de Santa Rosa de Lima para que seu filho seja atendido no CAPS Terezinha Félix, em Socorro. Ela elogiou a realização da festa. “A prefeitura de Socorro está de parabéns, primeiro por receber pessoas como nós que somos de outro município, e depois por prestar essa homenagem tão bela para os usuários”, comentou.