No Dia do Anestesiologista, Saese destaca a atualização científica em tempos de pandemia

Este ano, assim como em outras diversas áreas, não haverá uma comemoração festiva pelo Dia do Anestesiologista, 16 de outubro. Mesmo sendo um ano extremamente difícil, devido a pandemia da Covid-19 que assolou o mundo e impôs a todos o isolamento social, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) buscou manter seus associados atualizados sobre as novidades anestésicas. “Tivemos que nos adaptar à realidade mundial e procuramos fazer a nossa parte, em relação ao enfrentamento à pandemia”, destacou o anestesiologista Áley Newton Marinho Andrade, presidente da entidade.

O especialista explicou que, os eventos de atualização científica, antes presenciais, foram adaptados para plataformas virtuais. “Realizamos webinários e aulas online. Nestes últimos meses, apesar da pandemia, as mudanças e as novas descobertas com relação ao tratamento da Covid-19, o seu envolvimento com a anestesiologia, avançaram diariamente”.

Segundo o médico, a cada dia surgiram novas formas de tratar os pacientes acometidos pelo Coronavírus. “Novas formas de induzir o paciente para poder realizar as intubações, como ventilar melhor o paciente, poupando os pulmões que já estavam afetados. A cada dia, as mudanças nas condutas eram evidentes e a Saese buscou manter os anestesistas atualizados sobre esses avanços, para que pudessem desempenhar bem o seu trabalho”.

Em Sergipe, conforme relata Áley Andrade, houve uma preocupação da entidade em informar também sobre o uso adequado dos equipamentos de segurança. “Até o momento, não tivemos nenhuma vítima fatal pela Covid-19, entre os anestesiologistas. E não teremos”, finalizou.

Ascom/Saese