MPF e Hospital Universitário de Lagarto promovem evento sobre atendimento no processo transexualizador no SUS em SE

O Ministério Público Federal (MPF) vai realizar, em parceria com o Hospital Universitário de Lagarto (HUL) e movimentos LGBTQIAPN+ de Sergipe, o evento Conhecer a Atenção Especializada no Processo Transexualizador no SUS Sergipano: Trajetória e Perspectivas do Ambulatório Trans do HUL-UFS/EBSERH. O encontro ocorrerá no auditório do Centro de Simulações e Prática do Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Lagarto, em 18 de janeiro, às 09h30, e contará com a presença do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena.

Arte: Comunicação/MPF

O objetivo do evento é promover a conscientização dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o estado de Sergipe sobre a garantia do direito à saúde da população trans e travesti, o afastamento de práticas discriminatórias à população LGBTQIAPN+ nos atendimentos e a adoção das medidas necessárias para garantir o efetivo acesso aos serviços prestados no Ambulatório Transexualizador. Todos os secretários de saúde dos municípios sergipanos e o secretário de Estado da Saúde foram convidados.

O Ambulatório Trans do HUL é o único serviço especializado no processo transexualizador na modalidade ambulatorial no âmbito do SUS em Sergipe. A sua habilitação pelo Ministério da Saúde, em junho de 2023, ocorreu após sentença favorável, obtida em ação civil pública movida pelo MPF perante a Justiça Federal. O ambulatório proporciona à população trans e travesti atendimentos em Psicologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Farmácia, Assistência Social, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Nutrição. Com a habilitação, também será disponibilizado, pela primeira vez no SUS de Sergipe, financiamento federal para realização do procedimento de hormonização, com previsão de início em março deste ano.

Participarão da abertura e dos debates do evento a procuradora regional dos Direitos do Cidadão em Sergipe, Martha Figueiredo, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, o superintendente do Hospital Universitário de Lagarto, Manoel Luiz de Cerqueira, e a chefe do ambulatório do HUL, Amanda Vitório de Lima, assim como representantes dos movimentos sociais LGBTQIAPN+ Associação Mães pela Diversidade, Alessandra Farias Tavares, Associação AmoSerTrans, Daniel Lima, e Associação de Travestis Unidas na Luta pela Cidadania (Unidas), Jéssica Taylor.

Fonte e arte: Ascom MPF