Memórias médicas

Dicionário médico
Ainda repercute na cidade o lançamento do Dicionário Biográfico de Médicos de Sergipe, ocorrido em noite de autógrafos no dia 15 de dezembro de 2009, na Sociedade Semear. A publicação, patrocinada pela Universidade Tiradentes (Unit), foi elabortada pelos médicos Antonio Samarone, Lucio Prado e Petrônio Gomes. Quem adquiriu e conheceu a obra, elogiou o conteúdo e a sua luxuosa apresentação. O Dicionário Biográfico pode ser adquirido na Sociedade Médica de Sergipe, ao preço de R$ 50,00.
 
Contra a depressão I
Mais um Grupo Viva Mais foi ibiciado pelo Serviço de Medicina Preventiva (Sempre), da Unimed. As atividades do programa, que é focado nos usuários que tem depressão,  foram iniciadas no dia 14 de janeiro, na sede da unidade. O paciente com depressão apresenta sofrimento psíquico associado à falta de energia (desânimo, cansaço fácil), apatia, humor depressivo e/ou irritável, lentificação ou agitação psicomotora, dificuldade de concentração, pensamento de cunho negativista, entre outras características. A doença pode se manifestar em qualquer fase da vida, ocasionando comprometimentos pessoais, familiares, ocupacionais e sociais para o paciente. Com o programa, o SEMPRE pretende promover meios auxiliares ao tratamento médico especializado, buscando a redução dos distúrbios comportamentais e de baixa auto-estima. O grupo é voltado para os beneficiários, colaboradores e cooperados da Unimed Sergipe.
 
Contra a depressão II
As atividades teóricas e práticas são desenvolvidas no turno matutino e vespertino, duas vezes por semana, e têm duração de quatro meses. Os usuários também praticam atividades físicas no decorrer do programa. A turma possui um coordenador médico (cooperado) ou a psicóloga do SEMPRE e o apoio de professores de recreação e artes, além de nutricionistas, educador físico, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, enfermeira e pessoal técnico-administrativo. Quando diagnosticado a necessidade de psicoterapia e terapia medicamentosa, a psicóloga do SEMPRE encaminhará o usuário a um médico cooperado (psiquiatra) para prescrição de medicação antidepressiva.