Linha de crédito para pessoas com deficiência

Canal Viva Bem


A Caixa Econômica Federal oferece a partir de hoje, 1º de outubro, uma modalidade de financiamento voltada para pessoas com necessidades especiais. Trata-se da BCD CAIXA Viver sem Limites, que financiará a compra de equipamentos, bens e serviços úteis a pessoas com alguma deficiência. Pela linha de crédito será possível adquirir prótese, órtese, aparelho ortopédico, cadeira de roda, cadeira para banho, aparelho auditivo, impressora em Braille, camas motorizadas, inaladores, andadores, calculadora especial, relógios em braille e falados, teclado especial, adaptação de veículos, entre outros equipamentos.


 


A modalidade permite o financiamento de até 100% do valor do bem, limitados a um mínimo de R$ 500 e um valor máximo de R$ 10 mil. O prazo para pagamento é de até 24 meses, com taxa de juros de 1,96% a.m. “Para obter o empréstimo não é necessário comprovar necessidade especial. O crédito será liberado mediante apresentação da Nota Fiscal, emitida em nome do tomador do crédito, que a seu critério, pode destinar o equipamento a terceiros”, explica o vice-presidente de Pessoa Física da CAIXA, Fábio Lenza.


 


A disponibilização dessa operação de crédito está alinhada à política de acessibilidade do Governo Federal e cumpre a missão do banco em atuar na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Dentro dessa política de inclusão social, a CAIXA já oferta outros serviços exclusivos para as pessoas com necessidades especiais, com destaque para duas centrais de atendimento exclusivo para deficientes auditivos.


 


 


Segundo o Censo Demográfico 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.


 


COMO FUNCIONA


Para obter crédito pela linha BCD CAIXA Viver sem Limites, o interessado será submetido à avaliação de risco de crédito, e após a sua aprovação, deverá procurar um estabelecimento comercial de sua preferência para escolher o equipamento, bem ou serviço que deseja adquirir.


 


O financiamento será efetivado mediante a apresentação da Nota ou Cupom Fiscal emitido pelo estabelecimento. O valor líquido do financiamento será liberado por meio de crédito em conta corrente mantida na CAIXA, de titularidade da pessoa jurídica fornecedora/vendedora, ou ainda por meio de emissão de cheque administrativo nominal à pessoa jurídica favorecida.