Jornada abordará a experiência da Psicologia Hospitalar no HUSE


Durante a II Jornada Sergipana de Psicologia Hospitalar, que acontecerá neste sábado, 29, e no domingo, 30, serão apresentadas as experiências do Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) serão mostradas no auditório do HUSE. Urgências e Emergências Psicológicas é o tema central do evento, promovido pelos formandos do curso de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com apoio do setor de Psicologia da unidade de saúde.


 


A Jornada será aberta às 8h do sábado com uma conferência sobre o tema central ministrada pelo psicólogo do Hospital do Servidor Público de São Paulo, Jorge Ramalho. Durante todo o dia, profissionais de Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Medicina e Enfermagem estarão reunidos para discutir temas como As urgências e emergências nos serviços de Psicologia e A família na situação de urgência e emergência, entre outros.


 


A programação prosseguirá na manhã de domingo, 30, com a mini-conferência O papel da humanização diante da urgência e emergência em Hospital Geral, a mesa-redonda multi-disciplinar A equipe de saúde frente às situações de crise e emergência, e a conferência A importância do momento histórico que a Psicologia Hospitalar vive em Sergipe.


 


Psicologia Hospitalar


Segundo a coordenadora do Serviço de Psicologia do HUSE, Adriana Amaral, o tema da Jornada foi escolhido com base na demanda. Atualmente, dez profissionais, oito estagiários extracurriculares selecionados pelo Centro de Educação Continuada do HUSE e outros quatro estagiários curriculares fazem parte da equipe do Serviço, o maior do tipo no Estado e em funcionamento há cinco anos no HUSE.


 


“Durante o evento, nossos psicólogos vão ter um espaço para falar sobre as experiências na área de psicologia hospitalar e mostrar os trabalhos desenvolvidos em vários setores do HUSE, a exemplo do Pronto-Socorros Adulto e Infantil e das Unidades de Tratamento de Queimados e de Terapia Intensiva”, explicou.


 


De acordo com Adriana, a disponibilização de um psicólogo para cuidar dos pacientes do Pronto-Socorro do HUSE tem sido uma experiência inovadora. “Nós somos o único hospital público do Estado que dispõe desse serviço”, finalizou.