JAPARATUBA

Numa mistura real entre o sagrado e profano, o município de Japaratuba, distante pouco mais de 50km de Aracaju, vai concretizar, a partir desta quinta-feira, 08, estendendo-se até o dia 18, o sentido de sincronia entre festas religiosas e populares.


É que, num curto espaço de tempo, a prefeita do município, Lara Moura, pretende realizar três eventos seguidos: a Festa de Santos Reis e São Benedito – 08, 09, 10 e 11 – o Festival Arthur Bispo do Rosário – 12, 13, 14, 15 e 16 – e a tradicional Guerra das Cabacinhas – 16, 17 e 18 de janeiro.


Toda programação foi preparada antecipadamente pela equipe composta pela prefeita que, mesmo antes de assumir a prefeitura em 1º de janeiro de 2009, já tomara as providências para a realização dos festejos no município.


“Esperamos unir todas as manifestações em torno de objetivos comuns que são os de dar a Japaratuba a oportunidade de valorizar a sua cultura, seus artistas e atrair milhares de pessoas para experimentar nossa diversidade entre o sagrado e o profano”, declarou Lara Moura.


A prefeita lembrou que na programação haverá espaço para a realização de novenas, procissão de Santos Reis e São Benedito, oficinas culturais em referência aos 100 anos de nascimento de Arthur Bispo do Rosário, além da tradicional Festa das Cabacinhas, que envolverá a participação de shows artísticos em praça pública como as bandas Saia Rodada, Calcinha Preta, Márcia Freire, Só Lamento, Danielzinho Quarto de Milha e outros.


O Sagrado


A Festa de Santos Reis e São Benedito acontece de 08 a 11 de janeiro, culminando com a procissão dos motoristas, às 19h30, no dia 10 de janeiro e com a coroação do Rei e da Rainha do Cacumbi e apresentação de grupos folclóricos, no dia 11 de janeiro, às 10h. O encerramento dar-se-á com a Procissão de Santos Reis e são Benedito e uma missa, às 16h.


O Cultural


Já o VIII Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário que acontece de 12 a 16 de janeiro contará com a participação de 79 grupos culturais, entre folclóricos, parafolclóricos e musicais. Segundo Lara Moura, “mais de mil artistas estarão envolvidos na festa que conta com uma verba de R$ 300 mil do Ministério da Cultura”, disse.


O Profano


A Festa das Cabacinhas, por sua vez, segue de 16 a 18 de janeiro, com apresentações das bandas Casa Nova, Forte Desejo, Saia rodada e Mulheres Perdidas (dia 16); Chicana, Cintura Fina, Márcia Freire. Harmonia do Samba e Painel de Controle (dia 17) e Pagodart, Só Lamento, Calcinha Preta e Danielzinho e Quarto de Milha (dia 18).