ITAPORANGA DAJUDA


Festa da Mangaba será realizada em abril


Divulgar a tradição da festa e a importância do cultivo da mangaba, estimulando a produção, garantindo geração de renda, lucro e qualidade de vida para as famílias. . Este é o principal objetivo da Prefeitura Municipal de Itaporanga D´Ajuda e a Secretaria Municipal de Agricultura, durante a realização da Festa da Mangaba, no período de 15 a 19 de abril, no povoado Caueira.


Segundo o secretário de Agricultura, Humberto Costa, um decreto estadual instituiu a mangabeira como árvore símbolo de Sergipe e de Itaporanga, através de um projeto de Lei Municipal de Nº 348/2007, onde ficou estabelecido o dia 15 de abril como Dia Municipal da Mangabeira.


De acordo com Costa, o povoado Caueira tem a mangaba como uma das principais fontes de renda, tendo área de abrangência no plantio da mangabeira, que comprovam a necessidade da comemoração desta árvore tão importante no nordeste e principalmente em Itaporanga.


Atualmente Itaporanga D´Ajuda é o maior produtor da fruta no Estado. Com uma área plantada de aproximadamente 80 hectares, somente o povoado Caueira é responsável por uma produção de 200 toneladas da fruta por ano. Toda produção é escoada para os mercados interno e externo. Além da capital, a mangaba também tem mercado garantido nos Estados vizinhos da Bahia e Pernambuco.


O evento contará com torneios de futsal masculino e feminino, futebol de campo masculino e feminino, apresentação de grupos folclóricos, cursos de culinária, palestras, gincanas, corrida ciclística, corrida rústica, shows, gincanas, palestras, e o concurso da rainha da mangaba 2009.