ITABAIANA


A prefeita Maria Vieira de Mendonça, acompanhada pela articuladora do Selo Unicef em Itabaiana, Mara Rúbia do Nascimento Melo, participam logo mais às 19h, desta terça, 2, no Palácio do Governo de Recife, da solenidade em que serão anunciados os municípios vencedores do Selo UNICEF, edição 2008, e que contará com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva; Ministros de Estado; Governadores e Prefeitos dos Estados que compõem o Semi-árido brasileiro, dentre eles o Governador de Sergipe Marcelo Déda.


O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional aos municípios do Semi-árido brasileiro que alcançaram resultados significativos na melhoria da qualidade de vida de meninas e meninos e promoveram os direitos das crianças e dos adolescentes. A iniciativa integra ações de mobilização social, desenvolvimento de capacidades e monitoramento das políticas públicas desenvolvidas na região. Dos 1.130 municípios inscritos nesta edição do Selo representando 11 Estados da região, sete são sergipanos, dentre os quais Itabaiana, um dos mais importantes pólos regionais do Estado de Sergipe.


Itabaiana cumpriu as etapas do Selo Unicef, registrou progressos na situação da infância e da adolescência no período 2007/2008, como: diminuição do número de crianças desnutridas; da distorção idade-série na escola e aumento do acesso de mulheres grávidas ao pré-natal. A gestão municipal desenvolveu e adotou, no período, políticas públicas e programas mais efetivos com a participação de crianças, de adolescentes e das comunidades nas áreas de: saúde, educação e proteção.


A entrega oficial do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2008 aos sete municípios sergipanos vencedores acontece em Aracaju no dia nove, na sede da AEASE.