II Seminário de Cuidados Paliativos conta com o apoio e participação da equipe da Onco Hematos

Com o tema “O desafio de integrar uma perspectiva dos cuidados paliativos”, foi realizado na noite de sexta-feira, 13, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, o II Seminário Sergipano de Cuidados Paliativos, que contou com duas palestras e quatro painéis temáticos. A Clínica Onco Hematos/AMO, uma das apoiadoras do evento, montou um estande e fez uma homenagem à paciente Kendra Gabriela (in memorian), promovendo uma exposição de suas telas.

A oncologista Erijan Andrade, a pneumologista e paliativista Yanne Amorim e a psicóloga Viviana Aragão, que integram a equipe multidisciplinar da Onco Hematos/AMO, ministraram o painel “Cuidados Paliativos na Oncologia”. Para a oncologista, o evento contribui para quebrar tabus. “Desde o ano passado estamos discutindo o tema e tentando quebrar tabus, falar cada vez mais de paliativos, de morte, que isso faz parte do ciclo da vida”, detalhou Erijan.

“Com esse intuito, montamos um Núcleo de Cuidados Paliativos na Onco Hematos, porque na oncologia isso é mais marcante, pois não hora que tem o diagnóstico de doença metastática, muitas pessoas enfrentam como se já fosse a morte, e isso não é verdade. Eexiste vida até o último segundo e temos que defender e qualificar essa vida para que seja vivida da melhor forma possível, até o último instante”, complementou.

De acordo com Yanne Amorim, a ideia é que a qualidade do atendimento seja sempre unificada, tanto no trabalho realizado em Salvador quanto em Aracaju. “E nós vimos aqui no auditório diversos profissionais querendo debater e aprender mais sobre cuidados paliativos. O mesmo trabalho que a AMO realiza em Salvador é feito com a mesma qualidade aqui em Aracaju, por meio da Onco Hematos”, ressaltou a paliativista da AMO.

Para a geriatra e paliativista Ana Cláudia Quintana, o seminário realizado pela segunda vez em Aracaju é o resultado do que foi semeado. “Aqui em Aracaju cuidados paliativos já estão em discussão e têm muitos lugares do Brasil que não se atentaram ainda para isso. O que é necessário em eventos como este é que os participantes saiam comprometidos a dar continuidade ao que viram aqui. Não dá para celebrar um encontro anual sobre o tema se no dia-a-dia as pessoas não lembrarem da importância dos cuidados paliativos. A missão maior desse evento é trazer a possibilidade de responsabilidade e de compromisso de todos os profissionais que participaram, para seguirem isso diariamente no trabalho”, enfatizou.

A médica destacou ainda a importância do tema ter sido abordado na novela Bonsucesso, da Rede Globo, pelo ator Antonio Fagundes, um paciente terminal. “Foi uma oportunidade de ver o paciente envolvido com sua família, as dificuldades enfrentadas e o amadurecimento que toda a família alcançou, a partir do problema de saúde de um familiar”, pontuou.

Homenagem a Kendra

Além das palestras, chamou a atenção dos participantes o estande montado pela Onco Hematos/AMO, com uma exposição em homenagem a paciente Kendra Gabriela (in memorian), que recebeu acompanhamento da clínica. Cleide Nunes, mãe de paciente Kendra, ficou emocionada com a homenagem feita a sua filha.

“Faço questão de dar continuidade ao legado e a história de minha filha. Os cuidados paliativos foram fundamentais para a qualidade de vida, enquanto ela teve, e também na qualidade de morte. Essa exposição é um reconhecimento da Onco Hematos ao legado dela. Assim como nós depositamos confiança no tratamento e trabalho da equipe, ela nos retribui reconhecendo o legado do paciente. Foi fenomenal e temos gratidão por cada um que faz parte da equipe Onco Hematos”, salientou.

Ascom/Oncohematos