Huse faz captação de fígado e rins e órgãos são encaminhados para doação

Um fígado e dois rins. Esses foram os múltiplos órgãos captados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), na última terça-feira, 21, de um paciente do sexo masculino que veio a óbito por morte encefálica, e que já foram encaminhados para a doação e poderão salvar vidas. O fígado foi levado para a cidade de Fortaleza e os dois rins disponibilizados para a Central Nacional de Transplantes.

“A captação foi realizada no centro cirúrgico do Huse e os órgãos que foram para doação poderão ser transplantados em duas pessoas ou mais, dando a elas mais chance de sobrevivência. Como em Sergipe, por enquanto, só está se fazendo transplantes de córnea e coração, o fígado foi levado para Fortaleza e os rins colocados à disposição da Central Nacional, que faz a redistribuição dos órgãos. E em um momento como este, temos que ressaltar a importância da doação de órgãos e tecidos. A sociedade ainda precisa se conscientizar mais de que a doação é um ato de amor ao próximo e pode ajudar a salvar vidas”, disse Brenda Nadyelle, coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ainda de acordo com ela, Sergipe é um Estado que tem potenciais doadores, porém, devido à recusa das famílias, nem sempre a doação se concretiza. “No momento, temos no Estado 188 pessoas na fila de espera por doação de córnea e, apesar de termos potenciais doadores, muitas vezes a doação não acontece por causa da recusa das famílias que, infelizmente, ainda é muito grande. Por isso, é importante que as pessoas conversem com seus familiares e comuniquem a eles o desejo de ser um doador, já que, por lei, a autorização para a doação só pode ser feita pelo conjugue ou familiar até segundo grau de parentesco”, informa.

Órgãos que podem ser doados

Os rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como córneas, pele e ossos podem ser doados. No Brasil, este ano, de janeiro a junho, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) foram realizados 4.208 transplantes de órgãos, 15.429 de tecidos e 1.253 de medula óssea.

Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre a doação de órgãos e tecidos, basta ligar para a Central de Transplantes de Sergipe, através do telefone 0800-284-3216.

Fonte: ASCOM/SES