HU fará transplante de córnea nos próximos meses

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar retirada e transplante de tecido ocular humano. Com isso, passará a ser o único hospital público do estado a realizar transplante de córnea. A expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2017 ocorra o primeiro procedimento na instituição de saúde. 

Para que o HU-UFS fosse habilitado, houve um trâmite burocrático que durou aproximadamente um ano, no qual documentos foram avaliados, houve uma vistoria da Central de Transplantes, entre outros processos. Hoje o HU vem fazendo a captação do tecido ocular e encaminhando para o Banco de Olhos de Sergipe, que possui uma lista de espera com 197 pacientes. A ordem será seguida de acordo com a posição do paciente na lista ou com prioridades clínicas, além de critérios como idade, válido para crianças e idosos.

Cihdott

No Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), existe a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott), que organiza, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. A Cihdott do HU-UFS, unidade filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é formada por uma equipe multiprofissional da área de saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação