Hospitais Municipais realizam mais de 1.400 atendimentos no último final de semana

Foto: (Ascom/SMS)

Plantões bastante movimentados. Entre o sábado, 29, e domingo, 30, os Hospitais Municipais da capital, Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte) realizaram juntos 1.430 atendimentos nas áreas clínicas, cirúrgicas, pediátrica, ortopédica e odontológica. Mesmo sendo considerado um número alto (visto que a média por final de semana pontuaram na casa dos 1.200 atendimentos), os plantões ocorreram normalmente, seguindo as normas de acolhimento e tempos de atendimentos eficazes para a comodidade dos pacientes.

Em sua maioria, os atendimentos clínicos bateram o recorde com 1.043 casos registrados nos dois Hospitais. Seguidos das cirurgias com 162 registros. A ortopedia, serviço ofertado no Nestor Piva, chegou a realizar 102 ocorrências. Já a pediatria, especialidade oferecida apenas no Fernando Franco, chegou a pontuar 108 casos. A odontologia (que também é oferecida em plantões de 24h nos finais de semana dentro do Nestor Piva) contabilizou 15 atendimentos.

De acordo com a gerente do Nestor Piva, Ana Cristina Carvalho de Melo, apesar de o plantão transcorrer normalmente, alguns casos bastante violentos marcaram os trabalhos. “Tivemos um total de 937 atendimentos no último final. Esta é a média de nossos atendimentos entre o sábado e o domingo. Apesar de ter transcorrido tranquilamente, três casos envolvendo pacientes feridos com facas chamaram a nossa atenção, sendo que tratamos dois em nossas dependências e encaminhamos um caso mais grave para o Hospital de Urgência de Sergipe”, disse.

Segundo a gerente interina do Fernando Franco, Maria Joselita Sobral, o final de semana foi de atendimento normal, salvo uma ocorrência envolvendo criança. “Tivemos um caso de uma criança com suspeita de abuso sexual, mas o Conselho Titular foi acionado e veio até o Hospital para avaliar a situação. Constatou-se que não procedia o fato, então descartamos a violência sexual contra a criança. Apesar deste incidente, os atendimentos transcorreram dentro do esperado para nossos plantões”, relembrou.

Fonte: AAN