Hemose alerta doadores para vacinação contra rubéola



Os cidadãos que são habituais doadores de sangue devem ficar atentos à data da próxima doação e ao dia em que se vacinaram contra rubéola, já que a dose da vacina impede a doação de sangue por 30 dias. O alerta é do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), que até o dia 12 de setembro, data de encerramento da campanha nacional de imunização, está disponibilizando a aplicação da vacina logo após a coleta.


De acordo com diretor técnico da unidade, Carlos Guimarães, a precaução do hemocentro é para evitar a queda do volume de doações. “Foi justamente por isso que nós iniciamos a vacinação há mais de 30 dias, antecipando até a abertura da campanha que aconteceu no dia 9 de agosto. Desde então, toda pessoa que acaba de doar sangue recebe imediatamente a dose da vacina”, comentou, acrescentado que mais de 1,8 mil doadores já foram vacinados no Hemose.


“Nossa expectativa é vacinar mais de quatro mil cidadãos até o final da campanha. A vacina contra rubéola é destinada a homens e mulheres de 20 a 39 anos, uma faixa etária muito comum entre os doadores. É importante deixar claro que a restrição para doar sangue depois da vacina é de apenas 30 dias”, frisou o diretor técnico.


Orientação


Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado, evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação.


Os interessados devem comparecer ao Hemose de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, no endereço Avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Capucho, próximo ao HUSE. As doações podem ser agendadas previamente por telefone com o Serviço Social do hemocentro, através do telefone (79) 3259-3174.