A Qualidade e Biossegurança e a Reformulação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), estarão sendo discutidos até a próxima sexta-feira, com todos os gerentes e coordenadores do Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde (Hemolacen). O objetivo do encontro é a implantação e a readequação POP, em todos os setores do órgão. O curso está sendo realizado pela administradora e consultora Fátima Maia, da VGF Consultoria, em parceria com a gerencia de Biossegurança e Qualidade da unidade, coordenada pelo sanitarista Antônio Venâncio de Medeiros. Nos cinco dias do encontro serão discutidos os parâmetros da acreditação das normas, a conexão do fluxo dos doadores, a elaboração das atividades para construir uma padronização nos serviços e consequentemente no atendimento aos doadores voluntários e cadastrados. Também está na programação, discutir sobre a utilização do modelo para os procedimentos com a cara do Hemolacen, a adequação da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) através da Educação Continuada, otimização de registros, definição de horários entre os membros da equipe, otimização de recursos, mapeamento de processos e a adequação no sistema de informática. No final do encontro o grupo estará reunidos no auditório do Hemose, para fazer um levantamento das ações e o fechamento do POP. De acordo com Roberto Gurgel, presidente do Hemolacen, esse é o primeiro passo dado para a implantação de um serviço com qualidade. Outros segmentos serão discutidos e ampliados dentro do Hemocentro. “Novas regras serão criadas para garantir a segurança biológica, dos colaboradores e uma maior evolução nas atividades desenvolvidas nos laboratórios e nos demais setores do órgão”, afirmou Gurgel. Segundo informações da consultora Fátima Maia, essa semana de discussões para adequação do POP no Hemolacen, faz parte da Oficina de Trabalho para Sensibilização da Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade que, deve acontecer até o final do mês de novembro, onde serão discutidos e implementados outros grupos com novas instruções de trabalho. “Os POPs tem como objetivo primário a padronização do processo. Ou seja fazer com que pessoas que executem a mesma tarefa façam de forma uniforme. Empresa que trabalhe em três turnos, acontece de funcionários nunca terem se visto e principalmente não terem trabalhado juntos. O que faz com que pessoas diferentes executem a mesma tarefa em tempos diferentes”, acrescentou Fátima. Para Antônio Venâncio, gerente de Qualidade e Biossegurança do órgão, as empresas e instituições de destaque nacional já vem há muito tempo apostando cada vez qualidade, biossegurança e ambiente. Investindo nesta opção de estratégia para o desenvolvimento institucional. “Com o apoio que estamos recebendo do presidente Roberto Gurgel, até o final de novembro nosso plano de Qualidade e Biossegurança estará concluído e colocado em prática para assim realizarmos um trabalho com segurança”, afirmou Venâncio.