Grupo Medida Certa realiza inscrições para 150 moradores do Augusto Franco

Fotos:Ascom/SMS

A Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco esteve bastante movimentada na tarde desta terça-feira, 21. É que os moradores do conjunto Augusto Franco compareceram até a unidade para realizar as inscrições no Grupo "Cuidando da Saúde na Medida Certa", que realiza atividades de reeducação alimentar e nutricional com o objetivo de orientar os usuários da unidade para a melhoria da saúde através de alimentação saudável e de práticas que estimulam a reduzir o peso. Ao todo, 150 pessoas se inscreveram para participar do grupo durante três meses.

A ação é promovida pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com a nutricionista Gabriela Marsiglia, as farmacêuticas Marcela Lobo e Nadja Melo, além da enfermeira da USF, Raquel Tavares. As aulas acontecem nas terças e quartas-feiras.

De acordo com a nutricionista do Nasf, Gabriela Marsiglia, o número de inscrições foi maior do que o esperado, mas foram abertas três turmas de 50 pessoas para que todos participassem. "Gostamos bastante da procura da comunidade para participar do grupo. O acompanhamento é semanal e inicialmente as pessoas vão trazer os exames para nós avaliarmos como está o colesterol, a glicemia, o triglicerídeos. É importante sabermos como está a saúde de cada um antes de iniciar a dieta para após os três meses compararmos o antes e o depois e saber os benefícios que eles tiveram durante o programa", afirmou.

A nutricionista ainda destacou que a dieta será realizada por grupo. "A partir da necessidade de cada um, nós fazemos um balanço energético para saber quantas calorias cada um pode ingerir durante a semana. Nosso cardápio é variado em fibras, lipídios e proteínas. Na próxima semana todos já vão saber o seu IMC. Depois, cada grupo inicia as suas dietas balanceadas", disse.

A enfermeira da Unidade, Raquel Tavares, destacou que todos foram acompanhados para medir do peso e realizar o Índice de Massa Corporal (IMC). "Hoje medimos o peso, a altura, aferimos a pressão e fizemos o teste de glicemia. E eles estão com boas expectativas para começar a dieta e conseguir bons resultados para reduzir o peso", pontuou.

Para o usuário da Unidade, Augusto César, a expectativa é grande para começar. "Estou bastante confiante para tentar emagrecer. Eu tenho diabete e sou hipertenso e o médico já pediu para que eu perdesse peso e melhorasse minha alimentação. Participando desse grupo acho que vai ser mais fácil para conseguir", comemorou o usuário.

"Eu tenho uma pré-diabete e estava com muita vontade de começar uma dieta para melhorar minha saúde e prevenir futuras doenças. Quando eu soube desse grupo fiquei bastante curiosa para saber como funciona e vim aqui na Unidade para participar", ressaltou Ângela Rodrigues, usuária da Unidade de Saúde.

Fonte: AAN