FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ


Médico Paulo Gadelha é empossado como novo presidente



O presidente eleito da Fiocruz, o médico Paulo Gadelha, tomou posse dia 15 de janeiro, em cerimônia no Castelo da Fundação, no Rio de Janeiro. Na ocasião ocorreu a transmissão do cargo de presidente, quando o atual dirigente, o sanitarista Paulo Buss, depois de oito anos à frente da instituição, passou o comando da Fiocruz a Gadelha.


A cerimônia, que contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do secretário de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio Janeiro, Sérgio Côrtes, do secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, de políticos e autoridades não apenas da área da saúde, mas também de outros setores, além de representantes de instituições da sociedade civil, coroa o processo democrático de escolha do presidente, feito pelos servidores da Fundação.



Tendo como mote de campanha História, Compromisso e Inovação, Gadelha foi escolhido em 24 de outubro passado, ao obter 2.870 votos dos servidores que trabalham no Rio de Janeiro e nas unidades da Fiocruz em Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Paraná e Distrito Federal – que representaram 91,3% dos votos válidos. Depois da escolha e da ratificação pelo Conselho Deliberativo da Fundação, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o resultado eleitoral e oficialmente nomeou Paulo Gadelha como o dirigente da Fiocruz para o período de 2009 a 2012.



Fonte: Fiocruz