FESTEJOS JUNINOS


Foto: Márcio Garcêz/ SES


A partir desta semana, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), dá início a uma campanha para estimular a doação voluntária de sangue. O trabalho deve-se à proximidade dos festejos juninos e à necessidade de reforçar o estoque do hemocentro. 
 
Segundo levantamento do banco de dados do Hemose, no decorrer do ano, é registrado em média, 150 doações de sangue diárias no Centro de Hemoterapia de Sergipe. Por mês, a média de coleta registrada é de 2.170 doações. A meta da campanha é aumentar em, pelo menos, 50% o número de doações por dia.
 
Para atender a demanda dos hospitais no Estado, o Hemose está buscando
novas parcerias. O trabalho de captação de voluntários ocorre através do sistema de telemarketing e é realizado pelo Núcleo de Serviço Social e Captação de Doadores do hemocentro. O serviço consiste em estabelecer parcerias com instituições e órgãos do poder público, para atrair novos doadores.


A equipe do Hemose também está trabalhando para buscar mais parcerias junto a empresas privadas, associações e organizações não governamentais (ONGs), que são contactadas para recrutar colaboradores voluntários. O translado dos doadores é feito pelo próprio hemocentro.
 
Quem pode doar sangue?

Homens e mulheres com idade entre 18 e 65 anos, que tenham peso acima dos 50 Kg e estejam gozando de boa saúde.
 
O que levar?
Apenas um documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.
 
Quem não pode doar sangue?
Pessoas com doenças sexualmente transmissíveis ou gripadas, com febre e diarréia; mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
 
Derrubando mitos:


1- Pessoas que fizeram tatuagens ou colocaram piercing só podem doar sangue após 12 meses. Depois desse período, podem fazer a doação normalmente.
 
2- Quem for doar sangue deve ter se alimentado antes. A coleta não pode ser feita em jejum. Caso a pessoa vá ao hemocentro após o almoço, é aconselhável esperar duas horas para fazer a digestão.