O Ministério Público de Sergipe convida a imprensa sergipana para uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, 28, a partir das 8h, para chamar a atenção da sociedade sobre a campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
“Eu, tu, eles e nós pelo fim da violência contra a mulher!” foi o tema escolhido pelo MPSE para conscientizar os homens e a população em geral sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres, principalmente as mulheres negras e trans. O CAOp da Mulher distribuirá camisas para a imprensa, membros e servidores do Ministério Público de Sergipe em apoio à mobilização.
De acordo com dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) da Superintendência de Polícia Civil, foram registradas em Sergipe, de 2019 até outubro de 2022, mais de 21 mil denúncias de ameaças, lesão corporal, injúria e violência física (vias de fato) praticadas contra mulheres pardas e negras. Nesse mesmo período, as mulheres negras e pardas com orientação sexual homossexual registraram 169 denúncias, distribuídas nos tipos de violência citados.
Convidados
A entrevista será concedida pela Promotora de Justiça e Diretora do Centro de Apoio Operacional (CAOp) dos Direitos da Mulher, Cecilia Barreto e pelo Promotor de Justiça e Coordenador da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Copier), Luís Fausto Valois. A ação também contará com a participação da Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher Sergipe, Iza Luanne Santos Moura; da integrante do Movimento Negro Unificado (MNU), Josineide Dantas (Gigi Poetisa); e da integrante da Auto-Organização de Mulheres Negras de Sergipe, Laila Thaíse Batista de Oliveira.