Estação de Tratamento de Água de Riachuelo tem capacidade duplicada


Já foram iniciadas às obras de recuperação do sistema de abastecimento de água do município de Riachuelo. Após concluída, serão beneficiadas diretamente mais de sete mil pessoas com a duplicação da capacidade de tratamento da estação localizada no município. Com o início da obra, o governo reafirma o compromisso assumido com a população e retoma o projeto inicial de melhoria do sistema, que foi paralisado no final do primeiro semestre de 2006.


As obras contemplam a montagem de mais três filtros de tratamento, isolamento completo da área de captação, construção de mais um reservatório, com capacidade de reservação de 300m³ de água, e substituição de todos os equipamentos da ETA, entre outras intervenções decorrentes das obras. Essa substituição contempla conjuntos de moto-bombas, dosadores, quadro de automação e instalações elétricas. 


Com esta medida, o governo, através da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), soluciona um problema antigo de irregularidade de abastecimento no município, agravado nos últimos anos devido à falta de investimentos no sistema. Sempre que ocorriam chuvas mais fortes, a qualidade da água do rio Jacarecica tornava impraticável o tratamento, ocasionando a paralisação da distribuição às casas. Com a obra, a estação de tratamento (ETA) vai operar com seis filtros e a capacidade de reservação também vai duplicar, atendendo com isso o consumo do município em sua totalidade.


 


Pelas informações passadas pelo diretor Técnico da Deso, Juarez Carvalho Filho, em Riachuelo a deficiência no sistema de abastecimento de água tem precedentes antigos e se agravam com o crescimento populacional e a depreciação dos equipamentos. “Os problemas em Riachuelo são basicamente estruturais, que interferem diretamente na regularidade do abastecimento. A retomada da obra foi um compromisso do governador Marcelo Déda e dentro de 120 dias as obras serão concluídas”, disse.


 


A Deso também está realizando outras intervenções no sistema de abastecimento de água em Riachuelo, intervenções essas que serão paralelas às obras que estão iniciando. “Realizamos a recuperação dos três filtros da estação de tratamento e estamos adotando outras medidas para melhorar o abastecimento no decorrer das obras”, complementou.