Entrega do primeiro residencial com o Selo Casa Azul + Caixa é um marco na história da construção civil em Sergipe

O primeiro empreendimento do Estado com o Selo Casa Azul + Caixa foi entregue no final da tarde de sexta-feira, 4, na Colônia 13, no município de Lagarto. Foram entregues 39 casas do residencial, que tem a chancela do Construtora JFilhos que atua no mercado sergipano há 17 anos e busca sempre inovar. A solenidade de entrega das chaves foi bastante prestigiada por funcionários da Caixa, futuros moradores e políticos da cidade e municípios vizinhos.

Para receber o selo, a empresa teve que atender 29 critérios rigorosos da Caixa, que vão desde a preocupação com o meio ambiente, a qualidade de cada unidade habitacional, como também envolve a preparação dos moradores para a convivência diária em comunidade e conscientização da necessidade de preservação ambiental. As ruas são pavimentadas e sinalizadas, com calçadas com rampas de acessibilidade. O empreendimento conta com lagoa para escoamento de água pluvial e área de lazer.

“Foi um grande desafio quando a JFilhos, na pessoa do seu diretor presidente Evislan Souza, nos convidou para assumir e hoje vemos o resultado. São casas que atendem os critérios exigidos pela Caixa e a empresa se empenhou, como sempre faz, em atender todos eles e ir até mais adiante, como oferecer tomada USB na sala e em um dos quartos para os futuros moradores. A JFilhos sempre se preocupa com a qualidade e os pequenos detalhes”, destacou o arquiteto e urbanista Rinaldo Argemiro, responsável pela elaboração do projeto do residencial.

A alegria estava estampada no rosto dos moradores, que aguardava o recebimento da chave, como o contator e fotógrafo Charles Barbosa de Andrade. “ Escolhi pela qualidade, pois eu já conhecia a credibilidade da empresa. E ainda a localização e principalmente por ser um empreendimento que recebeu o Selo Azul, que traz um pouco mais de sustentabilidade, de preocupação com parte ambiental na elaboração e construção do empreendimento como um todo”.

O casal Damares Carvalho e Anderson Santos Silva, que é funcionário público, era só expectativa para receber o empreendimento, ao lado dos dois filhos. “A forma de pagamento foi bastante atrativa para a gente, além da localização, que foi ideal para a minha condição de trabalho, sem falar do empreendimento em si, que é maravilhoso”.

Atuação de vanguarda
A coragem da JFilhos em sempre procurar inovar e empreender foi elogiada pelos presentes, a exemplo do presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi/SE), Adrielson de Carvalho.

“A JFilhos é uma empresa recém-chegada a Ademi e eu tenho acompanhado a cada dia o desenvolvimento da empresa. É perceptível que Evislan se supera a cada dia, em cada empreendimento que entrega. Fruto da dedicação dele, da esposa e da equipe dele, como ele faz questão de sempre lembrar, além de todos os parceiros envolvidos em cada construção. Hoje a JFilhos é uma referência da modernidade e sustentabilidade a ser seguida por quem quiser se manter no mercado. É uma honra tê-lo como associado”.

O orgulho de Lagarto ser escolhido para ter o primeiro empreendimento com o Selo Casa Azul + Caixa foi demonstrado pelo vice-prefeito do município, Fábio Frank.

“A administração de Lagarto está muito feliz e principalmente por vermos o resultado das obras. E temos a certeza de que essa será a primeira de muitas que ainda estão para serem construídas no município, que crescer e se expande a cada dia”.

E novos projetos já estão sendo pensados, a partir deste empreendimento lançado pela JFilhos em Lagarto. Presente à solenidade o deputado federal Gustinho Ribeiro declarou que pretende lançar um novo projeto em Lagarto.

“O nosso mandado em Brasília, junto com a Prefeitura de Lagarto, trará do para o nosso Estado o Projeto Casa Verde Amarela Parcerias, que é um projeto do governo federal onde o parlamentar federal destina suas emendas e a prefeitura regulamenta, faz o cadastro das pessoas que vão adquirir uma moradia, e com essas emendas, a prefeitura irá doar a entrada do imóvel. Vamos definir esses valores já na próxima semana, em Brasília”, declarou, complementando que: “Esse empreendimento lançado hoje pela JFilhos será um modelo que a gente possa multiplicar, não só aqui no nosso município, mas em toda região Centro Sul sergipano”.

O Residencial Parque das Laranjeiras já atrai atenção de administradores de municípios vizinhos, como o prefeito Cristiano Viana, de Simão Dias.

“Viemos hoje aqui prestigiar e conhecer o empreendimento e ficamos encantados com a qualidade das casas, com a preocupação da construtora, com detalhes. Estamos conversando com Evislan para já estudarmos algo do tipo para Simão Dias”.

Este foi mais desafio vencido pela JFilhos. “A entrega hoje foi fruto de um trabalho dedicado de todos os nossos colaboradores, dos nossos parceiros. O resultado nos deixa bastante felizes, pois sempre procuramos entregar moradias dignas e com qualidade aos futuros moradores”, destacou Evislan, que já prevendo a possibilidade de construir residenciais com o selo da Caixa em outros municípios sergipanos.

Além dos futuros moradores, a solenidade contou com a presença de secretários de Lagarto, funcionários da Caixa Econômica local, de Maria Aparecida Zuber, superintendente de Habitação da Caixa em Sergipe, e do superintendente geral da Caixa em Sergipe, Ismael Boaventura.

Parque das Laranjeiras
O Empreendimento Residencial Parque das Laranjeiras, possui 39 (trinta e nove) unidades residenciais, sendo 14 unidades com dois quartos, cozinha, sala de estar/jantar, banheiro, área de circulação, área de serviço e varanda, com total de área construída de 55,90m². E 25 unidades com as mesmas especificações, acrescidas de mais um banheiro (suíte), com área total construída de 59,25m², todas entregues com muro e portão de correr em alumínio.

O Empreendimento Residencial Parque das Laranjeiras possui Certificação Selo Casa Azul + CAIXA. A estrutura da edificação foi concebida em parede de concreto moldada no local – ABNT NBR 16055.

O Residencial está localizado na Colônia 13, uma área privilegiada, perto do centro de serviços como minimercados, farmácias, padarias, unidades de ensino e saúde e de diversas áreas de lazer. Possui infraestrutura com sistema de abastecimento de água, drenagem pluvial, rede elétrica e de iluminação pública, pavimentação, sinalização viária, paisagismo, acessibilidade, áreas verdes e sistema de lazer.

Por estar integrado com a política socioambiental do programa de habitação, as unidades habitacionais contaram com o uso de lâmpadas de LED, torneiras com aeradores e na sala e no quarto de casal contaram com tomada com dispositivo USB.

Selo Caixa Azul + Caixa
O Selo Casa Azul + Caixa é um instrumento de classificação socioambiental destinado a propostas de empreendimentos habitacionais que adotem soluções eficientes na concepção, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações. Desde a construção até a finalização, as residências foram feitas de forma sustentável através da utilização da água da chuva no canteiro da obra, utilização de fôrmas metálicas reaproveitáveis, arejadores nas torneiras e utilização de lâmpadas de Led, Tomada USB. Além disso, as casas já passaram por ensaios de conforto acústico, técnico e lumínico.