Encontro Rosa promove ações para celebrar o outubro rosa na Onco Hematos

Uma tarde de muita descontração e cheia de atividades marcou o Encontro Rosa, realizado pela Onco Hematos para encerrar as celebrações do Outubro Rosa. O evento serviu para reunir pacientes, ex-pacientes e familiares para uma troca de experiências na última sexta-feira, 25.  A decoração foi montada com espaços que permitiam a realização de atividades terapeutas simultâneas, a exemplo de maquiagem e massagem.

De acordo com a psicóloga Viviana Aragão, coordenadora do evento, essa é mais uma oportunidade de resgatar a autoestima das pacientes. “A gente entende que há uma possibilidade da mulher passar por uma alteração dessa autoestima e desse autoconceito advindo da mudança da autoimagem, ocasionada pela alopecia, pelo ganho de peso. E a gente promove várias ações onde ela sairá com uma imagem melhor apresentada, uma vez que ela se vê melhor nesse ‘espelho’, ela pode conviver melhor no dia a dia com essa imagem, que até então era advinda dos efeitos colaterais do tratamento”, explicou.

Um dos momentos de grande animação do Encontro Rosa, foi a apresentação de dona Suzana Gomes, idade não revelada a pedido da mesma, que prefere receber a idade que acharem que ela tem. “Por conta dessa minha vitalidade recebo idades surpreendentes”, brincou a dançarina que passa dos 70 anos, mas tem energia de 20. Viviana Aragão contou que convidou dona Suzana para que ela se apresentasse para o público com o objetivo de mobilizar as mulheres em tratamento para um processo de movimento do corpo através da atividade física, que pode ser uma caminhada ou dança. “Convidamos uma personagem mais próxima de um paciente oncológico, buscamos uma pessoa da terceira idade que dança super bem e que vai despertar um recurso de que é possível superar dificuldades”, esclareceu a psicóloga.

No decorrer das atividades as pacientes foram estimuladas pela psicóloga a falar do empoderamento diante da doença e da redescoberta de si, enquanto uma nova mulher. Os depoimentos foram de muita emoção, apoio e incentivo, a exemplo do relato da paciente Lícia Lima, 43. Ela contou um pouco de sua história ao descobrir através de um autoexame um câncer de mama e o quanto sua vida mudou. Lícia, que hoje dá palestras e faz parte do Grupo de Apoio Flores do Nosso Jardim, contou que essa descoberta fez renascer uma nova mulher. “Eu ressurgi das cinzas, passei a me amar e me cuidar mais”, celebrou.

Outro ápice da Tarde Rosa foi o desfile para escolha da Musa Rosa. A disputa pela faixa e coroa atraiu muitas candidatas que arrancaram aplausos da plateia animada. Diante da alegria contagiante, todas foram consideradas Musas Rosas.

A Tarde Rosa foi animada pela voz e violão do cantor Jão que tocou do samba aos clássicos da MPB.

Ascom/Onco Hematos