Encontro de Conselhos de Medicina discute revisão do Código de Ética


Teve início na manhã desta quarta-feira, 5/3, na sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em Curitiba, a série de palestras e debates do I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina. A tesoureira do CRM-PR, Marília Cristina Milano Campos, fez a abertura do evento em nome do Conselho de Medicina.


“Estratégia da Revisão do Código de Ética Médica” foi o tema da primeira palestra, que contou com a participação do Coordenador da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica, Roberto Luiz d’Ávila, e conselheiro do CFM, e do membro da Comissão Nacional e conselheiro do Cremesc, Ylmar Corrêa Neto. Os palestrantes falaram sobre o panorama e organização das Comissões Nacionais e Estaduais de Revisão do Código de Ética, a História dos Códigos de Ética e os aspectos importantes da renovação, como Bioética (após Nuremberg), Codificação da Moral Ética, Ética Política, Justificativas da Revisão, Codificação da Moral Médica, Objetivos do Código, sua estrutura, revisão e estilo.


A nova versão do Código de Ética Médica deve estar pronta em junho de 2009 e, de acordo com o coordenador da Comissão Nacional, a participação das Comissões Estaduais serão fundamentais nesse processo, já que por meio delas será possível recolher sugestões de vários Estados.


Fonte: Portal Médico