Dormir, trabalhar, estudar sem sair da cama: rotina perigosa que pode causar lesões físicas

Com a pandemia o home office passou a ser uma realidade para muita gente, mas o fato de não ter que sair de casa para trabalhar e até mesmo estudar, trouxe alguns hábitos prejudiciais à saúde física e mental, entre eles, usar a cama para além de dormir, ou seja, para trabalhar e assistir aulas online.

O sinal de alerta foi acionado com a divulgação de um estudo realizado entre norte-americanos, em novembro de 2020. Ao serem questionados sobre o espaço que utilizavam para trabalhar de casa, mais de 70% dos entrevistados disseram que passaram a permanecer na cama durante toda a jornada diária de home office, transformando assim, a cama em escritório.

O problema, segundo especialistas, é que por mais confortável que seja, a cama definitivamente não deve ser ‘adotada’ como local de trabalho ou estudo, pois problemas ergonômicos sérios podem surgir, independentemente da idade da pessoa.

“Mesmo em uma mesa e cadeira próprias para escritório, com toda a ergonomia necessária, a pessoa precisa alternar seus movimentos, o jeito como posicionar as pernas, estar atento à postura ao sentar, entre outros cuidados para evitar dores e lesões. Em um ambiente como a cama, por exemplo, por melhor que ela seja, temos um local que de forma alguma é o adequado para se passar longos períodos de trabalho ou estudo. Com o tempo, mesmo que a pessoa seja jovem, lesões nas costas, coluna, entre outros membros vão aparecer e isso trará transtornos e queda no rendimento”, alerta o professor de Fisioterapia da Unit, Felipe Cerqueira.

 

Fonte: Unit