Dia Nacional da Mamografia é lembrado pela Clínica Homo com ação de acolhimento às pacientes

Para lembrar a importância das mulheres manterem os exames de rotina em dia, dentre eles a mamografia, que reduz em 40% a morte por câncer de mama, a Clínica Homo, que integra a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, ofereceu um café da manhã para o público feminino que foi à clínica fazer o exame no sábado, 4. A ação marcou a reinauguração da nova sala de mamografia e a de espera, na véspera do Dia Nacional da Mamografia e o Dia do Mastologista, comemorado em 5 de fevereiro.

Uma das pacientes foi a autônoma Neide Barbosa de Mendonça, 50 anos, que adorou a acolhida preparada pela equipe da clínica. “Muito linda essa ação, para que a mulher lembre sempre que a prevenção sempre é o melhor remédio. E quanto mais cedo descobrir se tem alguma alteração nas mamas, mais eficiente é o tratamento, para não evoluir para um câncer maior e mais difícil de ser tratado. Com esse acolhimento, a gente quer sempre voltar todos os anos para fazer o exame”.

O ginecologista e obstetra Carlos Alberto Melo Santiago, um dos fundadores da clínica, esteve pessoalmente na sala para cumprimentar toda a equipe, parabenizando pela iniciativa de lembrar o Dia da Mamografia. “A preocupação que as clínicas Homo e Onco Hematos têm com a saúde da mulher é que ela mantenha seus exames de rotina em dia, que são passados pelo médico dela, para que possa ter tranquilidade e segurança que está sendo cuidada e se cuidando. Precisamos de vida saudável e isso passa por manter os exames em dia”.

A auxiliar administrativa Débora do Santos Pereira, 48 anos, sempre faz o check-up e elogiou a preocupação da clínica e reservar uma sala para acolher mulheres que vão fazer a mamografia. “É uma iniciativa excelente, que incentiva a gente sempre retornar e outras mulheres virem fazer esse exame, que muito importante para prevenir o câncer de mama”.

Aos 49 anos, a professora Kelly Cristina Bomfim Vieira quer chegar aos 50 com a saúde, o corpo e a mente em dia. “É essencial que nos tempos de hoje as mulheres se sintam valorizadas em todos os aspectos. E não é fácil encarar um exame como a mamografia, que pode detectar algo como um câncer. Lembrando do Dia da Mamografia com esse acolhimento, a equipe da clínica demostra o zelo e cuidado com os pacientes”.

A mastologista Paula Saab, da Clínica Homo, reforça que o exame de mamografia é a principal tecnologia à serviço das mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Para as mulheres a partir dos 40 anos, realizar a mamografia anualmente é um gesto de autocuidado. A mamografia é um raio X das mamas. É um exame, adicionado à tecnologia digital, que permite obter melhores imagens, que consegue ver pequenas lesões mamárias que possam aparecer. E quanto mais cedo se descobre a doença, através do exame, maiores são as chances de vencê-la”, ressalta Paula Saab.

As palavras da mastologista foram reforçadas pelo colega de especialidade, Dr Talmay Vasconcelos, que também faz parte da equipe da clínica. “O exame é essencial para detecção da doença em mulheres, e cerca de 90% das que são acometidas pelo câncer de mama não apresentam histórico familiar. Fazer a mamografia anualmente após os 40 anos, reduz em 40% o risco das mulheres morrerem por câncer de mama, justamente por conta do diagnóstico precoce. O Dia da Mamografia foi instituído por lei em 2008 para reforçar a importância deste exame”, ressaltou.

Ascom/Homo

Leia mais:

“A mamografia reduz em 40% o risco das mulheres morrerem por câncer de mama”, alerta mastologista