Dia D: Aracaju aplicou mais de 6.200 doses de vacina neste sábado

Foto Marcelle Cristine
O último sábado, 20, foi dedicado à promoção da saúde com a realização do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), teve como objetivo atualizar o cartão vacinal de crianças e adolescentes com a aplicação dos imunizantes e das doses de reforço da vacina contra covid-19.
Ao longo do dia, pais e responsáveis compareceram aos pontos para conferirem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Desses, 2.605 precisavam de algum imunizante e atualizaram o esquema vacinal. Foram vacinados, ainda, 1.855 contra a poliomielite e 1.806 pessoas com doses contra a covid-19, totalizando 6.266 doses aplicadas de vacina.
As 43 Salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o ponto de vacinação no Colégio Marechal Henrique Teixeira Lott, no bairro América, e os três shoppings da capital, estiveram abertos para a população se vacinar.
População aprova dia D
Carla Simone Santana aproveitou o sábado para atualizar a vacina do filho, Bernardo Santos Ferreira, no Colégio Marechal Henrique Teixeira Lott.
“É uma iniciativa maravilhosa, possibilita que os pais que trabalham durante a semana tenham esse sábado para vir atualizar a caderneta de vacinação dos filhos. O atendimento foi rápido e excelente”, explica Carla.
Geisiane dos Santos, mãe da pequena Liz Santos de seis meses, também destaca a importância da ação ter sido realizada no sábado. “Esse Dia D é muito importante, para que as pessoas que, assim como eu, não conseguem ir a UBS durante a semana, venham e vacinem seus filhos”, ressalta.
Na UBS José Calumby, Jane silva levou sua neta Maria Luiza e fez um chamado a população. “Sei da importância das vacinas, por isso, fiz questão de trazer minha neta e espero que todos os pais e responsáveis tragam suas crianças e adolescentes para atualizar o cartão da vacina”, orienta.
No Parque Shopping, dona Elizabeth dos Santos, comemorou a sensação de segurança que a vacina traz.
“Hoje, completei meu esquema vacinal contra a covid-19, é uma emoção grande porque a gente se sente mais seguro com tudo o que a gente está passando. É importante que todo mundo se vacine, para que a gente tenha uma imunidade maior em toda população”, afirma Elizabeth.
Tamires dos Santos, mãe de Ronaldo Bispo dos Santos, escolheu o mesmo local e faz um alerta para outros pais. “Todos os pais precisam ter a conscientização de que a vacina salva. A vacinação é de suma importância. Tragam seus filhos”, frisa.
Campanha continua
As campanhas contra a poliomielite e a de multivacinação seguem até o dia 9 de setembro, nas UBSs que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para vacinar as crianças, basta que o responsável procure uma Unidade com o cartão ou a caderneta de vacina e documento com foto e comprovante de residência.