COVID-19: Hospital Unimed inova no tratamento com uso de máscaras adaptadas

Ao longo do tratamento, as vítimas da COVID-19 são assistidas por uma equipe de profissionais de diferentes áreas. Médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, dentre outros, somam forças e garantem um atendimento multidisciplinar que transformam vidas.

Na última quarta (15/07), o Hospital Unimed recebeu um importante reforço nessa batalha. O Instituto Federal de Sergipe (IFS) e o coletivo CUID4R doaram máscaras de CPAP que auxiliam no tratamento de ventilação não invasiva. A partir deste método, os pacientes recebem um atendimento individualizado que permite resultados positivos em menor tempo de internamento.

INOVAÇÃO

As máscaras de mergulho adaptadas são fruto de um projeto inovador desenvolvido pelo médico italiano Renato Favero, diante da escassez dos insumos e equipamentos médicos durante o epicentro da pandemia na Europa. Movidos pelo sentimento de solidariedade e cooperação, pesquisadores brasileiros trouxeram o modelo para o país e realizaram algumas melhorias no projeto. Em Sergipe, Instituto Federal de Sergipe (IFS) e o coletivo CUID4R estão popularizando o uso das máscaras adaptadas nos hospitais do estado.

De acordo com a fisioterapeuta de UTI, Joana Fraga, o uso da máscara CPAP tem cada vez mais ganhado força na comunidade hospitalar. “Temos indicadores e pesquisas que trazem resultados positivos em pacientes com insuficiência respiratória, e mais recentemente, em casos de COVID-19”, explicou.

Professor da Universidade Federal de Sergipe e coordenador da Biomédica do coletivo CUID4R, José Carvalho apresentou as funcionalidades da máscara e como são utilizadas. “Os ajustes realizados no Brasil permitiram um pouco mais de conforto para os pacientes. A máscara também proporciona que o paciente respire melhor, com a expansão do pulmão e manutenção das vias aéreas mais abertas”, afirmou.

O diretor do Hospital Unimed, Dr. Marco Sarmento, ressaltou o esforço de todos em  desenvolver projetos inovadores para reduzir os danos da pandemia. “A Unimed Sergipe agradece a parceria do IFS e a associação CUIDAR pela parceria, principalmente neste momento com tão grande número de casos. Com a doação das máscaras, acreditamos que irá ajudar no tratamento dos nossos pacientes”, declarou.

FISIOTERAPIA EM TEMPOS DE COVID-19

Os heróis da saúde têm emocionado a todos pelo desprendimento e atendimento humanizado aos pacientes infectados pela COVID-19. O isolamento – uma das principais medidas para evitar o contágio – cria um ambiente de intimidade e muito calor humano entre os profissionais, assistidos e familiares.

Neste cenário, o fisioterapeuta mostrou-se como um grande apoio na realização de muitos procedimentos. Segundo Joana Fraga a atuação do fisioterapeuta intensivista, no contexto da COVID-19, traz uma abordagem terapêutica individualizada.

“A fisioterapia tem um papel crucial no tratamento dos pacientes com a COVID-19, pois trabalha a parte respiratória e a mobilidade enquanto estão no leito de internamento. O uso da máscara CPAP possibilita uma agilidade na evolução do tratamento. Aliada com o exercício fisioterapêutico, o tratamento auxilia na melhoria contínua do paciente e traz um resultado mais eficaz”, esclarece.

 

Fonte: Ascom Unimed Sergipe