Controlar a respiração ajuda a aliviar o estresse

A relação do estresse com o risco cardíaco e como a meditação pode ajudar a acalmar a mente. Esse foi o tema do segundo programa da série do Bem Estar ‘Meditação: se ligue em você’. A endocrinologista Alessandra Rascosviski explicou o que o estresse pode fazer com o nosso corpo e o cardiologista e consultor Roberto Kalil fez um alerta sobre a pressão alta, que atinge cada vez mais brasileiros.O estresse até certo ponto traz mais eficiência para a tarefa a ser executada, seja no trabalho, no esporte ou em uma situação de risco. 

Algumas das reações normais são: liberar adrenalina, taquicardia, dilatar a pupila, aumentar o foco, aumentar a frequência respiratória, a atenção cerebral, jogar mais sangue para o cérebro, coração e pernas.Mas acalmar a mente não é fácil, especialmente depois de repetidos episódios de estresse.

Algumas pessoas aliviam o estresse com atividade física, palavra cruzada, leitura. A meditação também pode ser uma opção. Aprender a controlar e prestar atenção na respiração pode ser um excelente começo. Alguns exercícios simples podem aliviar uma situação de estresse no trânsito, fila do banco ou no trabalho. O segredo é soltar mais o ar do que jogar para dentro.

O estresse também pode levar ao AVC. Foi o que aconteceu com o empresário Fernando Gabas. Sem nenhum aviso prévio ele teve uma dor de cabeça fortíssima e foi avisado pelo médico que teve uma ruptura de um aneurisma, um AVC hemorrágico. E a meditação foi fundamental no processo de recuperação. 

Ele explica que a meditação trouxe clareza e mais inteligência. “Quando você entende que o teu estado interior é totalmente independente da situação externa, só essa descoberta faz uma transformação gigantesca na sua vida. Você passa a ser responsável por você mesmo.”

Hipertensão e diabetes

Uma pessoa com hipertensão tem uma alteração na resposta de relaxamento. Quando ela consegue entrar em um estado fisiológico de pensamentos não negativos, ela consegue relaxar. Só de respirar direito ela já consegue abaixar a atividade do Sistema Nervoso Simpático (SNS) e estimula a atividade do Sistema Nervoso Parassimpático.

A meditação também reduz diabetes. Reduzindo a atividade do SNS, caem os níveis do cortisol. O cortisol, hormônio do estresse, aumenta o açúcar no sangue. Por isso, alguns trabalhos também indicam uma melhora do diabetes tipo 2 em pessoas que meditam.

Fonte: G1/Bem Estar

Foto: Natue Life