Congresso trará para Aracaju cerca de 4 mil pessoas

Uma grande estrutura está sendo montada para recepcionar cerca de quatro mil pessoas no 60º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA), que será realizado de 9 a 13 de novembro, no Centro de Convenções de Sergipe (CCS). O tema do evento este ano é “Segurança em Anestesia: maximizando qualidade, minimizando, riscos”. O evento movimentará a capital sergipana ao reunir congressistas e palestrantes de diversos estados brasileiros e do exterior, discutindo e compartilhando conhecimento científico. Na oportunidade diversas empresas estarão expondo e comercializando seus produtos e equipamentos laboratoriais e médicos.

O presidente do 60º CBA Ronaldo Queiroz Gurgel, explica que a história do congresso ser realizado em Aracaju iniciou em 2001, através do médico Eduardo Amorim, que candidatou Sergipe para ser uma das cidades sede do Congresso. “Já existiam 12 cidades sedes e Aracaju foi escolhida como a 13º”, disse. Ainda segundo Gurgel, durante o evento, Aracaju se tornará a capital brasileira da Anestesiologia.

“A expectativa é reunir cerca de duas mil pessoas entre palestrantes e participantes do congresso. No total, serão cerca de quatro mil pessoas em Aracaju, contando os envolvidos na organização, expositores, etc. Serão cerca de 200 palestrantes nacionais e 13 internacionais, oito salas simultâneas de palestras definidas, mais seis de temas livres, no total serão 20 atividades simultâneas, entre científicas e associativas”, disse.

Além de sediar o 60º CBA, a data escolhida também homenageará o 65º aniversário da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, o 40º aniversário da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe e o 25º aniversário da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe. “Além de ser um evento científico, ele é social e associativo, pois as eleições para presidente, conselho fiscal, cargos e comissões da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, serão realizadas aqui, durante o evento. Então, será um mega estrutura. Eu não acredito que Sergipe já tenha organizado uma coisa semelhante a isso”, destacou.

Além da classe médica, o evento é destinado também a estudantes de medicina, profissionais da área da saúde e a comunidade em geral. “O Congresso tem um perfil de revisão, de ciência básica, pois a anestesia é ligada a farmacologia e a fisiologia. Então, para o estudante tem essas informações básicas, para o médico tem haver com suas especialidades, e o estudante de medicina está em contato de toda essa área”, disse o organizador do 60º CBA.

Aplicativo
Uma das novidades do 60º CBA é o lançamento de um aplicativo para tablets e smartphones. O app pode ser baixado gratuitamente através do Iphone e Ipad na App Store. Através do aplicativo é possível ver informações sobre hotéis, sobre Aracaju, horário de palestras e conferências, restaurantes, atividade cientifica, etc.
“Esse é o primeiro aplicativo de Congresso Brasileiro de Anestesiologia. O aplicativo é gratuito, de alcance mundial. Nele é possível ver, através do celular, qualquer informação sobre o Congresso”, disse Ronaldo Gurgel.

Inscrições
A organização do congresso é da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (SAASE). As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas pelo site www.cba2013.com.br.