COMBATE AO CÂNCER


No dia 27 de novembro, o país vai celebrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer. No Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) não será diferente. A unidade está preparando uma atividade especial para os pacientes, familiares e profissionais da área.


Este ano o tema escolhido pelo Ministério da Saúde foi o câncer infanto-juvenil, uma das cinco principais causas de óbitos em menores de cinco anos e a segunda maior causa na faixa-etária de cinco até os 19 anos. No Centro de Oncologia do HUSE, os pacientes curados vão dar testemunhos de como venceram a doença.


“O evento intitulado Eu Venci será uma forma de estímulo àqueles que acabam de receber o diagnóstico e acham que não tem mais motivos para viver. Desta forma, vamos seguir a política adotada pelo governo federal, mas adequando à nossa realidade”, conta a coordenadora do Centro, Rute Andrade.


A festa será animada pelos próprios servidores da Oncologia. Na oportunidade, médicos, enfermeiros e funcionários administrativos vão cantar, dançar e fazer homenagens aos pacientes. “Pretendemos mostrar a todos que, apesar de o tratamento ser doloroso, é possível criar laços de interação que transformam os momentos de tristeza em felicidade por poder compartilhar o problema com o próximo”, acrescenta Rute.


De acordo com a coordenadora administrativa do HUSE, Cristiane Prado, as ações de humanização no hospital têm sido permanentes. “Para elevar a auto-estima e presentear aqueles que são acompanhados pela Oncologia, estamos confeccionando camisetas e canecas que serão distribuídas às crianças e adolescentes em tratamento”, informa.


A data


O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado pelo Ministério da Saúde para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. Os gestores e profissionais da saúde, principalmente aqueles que lidam diretamente com o cuidado na infância e na adolescência, são o alvo das ações de comunicação nesta data.