Clínica Onco Hematos alerta pacientes para o Uso Racional dos Medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 1999 dedica o dia 5 de maio para o tema Uso Racional de Medicamentos. A Clínica Onco Hematos mantém trabalho de conscientização para o uso adequado de medicamentos, bem como para evitar a automedicação, que traz riscos à saúde, principalmente dos pacientes oncológicos.

Segundo a farmacêutica, Gildete Oliveira, as orientações de uso racional de medicamentos devem ser claras sobre a prescrição e a administração de remédios, que devem seguir as necessidades clínicas de cada paciente, isso inclui informações precisas de dose, horário, tempo de tratamento e também custos.

“As orientações devem ser dadas por profissionais de Saúde habilitados como médicos, farmacêuticos e dentistas. A automedicação e o abandono de tratamento causam impacto na vida de toda a sociedade, pois, se não seguido corretamente, além de causar dano ao tratamento do paciente, irá trazer danos físicos, podendo prejudicar o sucesso do seu tratamento e o seu bolso”, comenta a farmacêutica.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Em todo o mundo, autoridades sanitárias estão preocupadas com a população sobre o grave problema da automedicação fora das indicações e posologias aprovadas no registro. Segundo a OMS, um dos maiores problemas de saúde em contexto mundial é o uso irracional ou inadequado de medicamentos. Estima-se que mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de maneira inadequada, além disso, que metade dos pacientes não os consome corretamente.

A OMS preconiza o uso racional de medicamentos como sendo uma prática que deve funcionar a partir do recebimento do medicamento para as condições clínicas em doses adequadas às necessidades individuais de cada paciente, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.