Campanha Outubro Rosa vai iluminar Museu da Gente Sergipana em Aracaju

Para chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, a Campanha Outubro Rosa deste ano vai iluminar o Museu da Gente Sergipana, que é um dos principais cartões postais de Aracaju.

Essa é uma parceria firmada entre as clínicas Onco Hematos e Homo com o Instituto Banese tem como objetivo atrair a atenção da população e, principalmente das mulheres, para a necessidade de cuidar da saúde, do autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com a participação de especialistas oncologistas e mastologistas e a direção do Instituto Banese, serão acessas luzes Rosa instaladas no Museu da Gente Sergipana, na segunda-feira, 3, a partir das 18h30, marcando o início das atividades da campanha.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões e representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres.

De acordo com a mastologista da Homo, Paula Saab, esse é o mês de alerta e de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “É preciso levar cada vez mais informações para as mulheres em geral. No Brasil, o câncer de mama acomete em média 66 mil novas mulheres a cada ano e é o câncer mais comum nas mulheres brasileiras, com exceção do câncer pele não melanoma. Mas o que tem a capacidade de ter uma mortalidade grande é sem dúvida nenhuma o câncer de mama”.

Ainda segundo a mastologista, é essencial fazer um rastreamento adequado da doença para conseguir o melhor tratamento e aumentar as chances de cura da doença. “Mulheres que são diagnosticadas precocemente tem até 95% de chance de cura da doença e é por isso a importância da alerta”.

Prevenção e fatores de risco

A mastologista explica que existe a prevenção primária da doença e a secundária. ?A primária são as medidas que as pacientes podem ter para evitar a doença e a secundária é o diagnóstico precoce, mas nesse caso a doença já existe. E para evitar o aparecimento da doença, a mulher pode ter o autocuidado, com alimentação saudável, diminuir embutidos, industrializados, diminuir carboidratos e açúcares, ou seja, ter uma dieta balanceada. Além disso, pacientes com índice de massa corporal alta, acima de 25% vão gradualmente aumentando o risco de câncer de mama, porque elas têm um estímulo estrogênico maior, que estimula a mama e o aparecimento de tumor. Por isso que a nossa campanha esse ano é Exercite-se, porque queremos focar no exercício físico, tanto na prevenção quanto no tratamento, na reabilitação da paciente que teve câncer?, afirma.

Já na prevenção secundária, a mamografia é o principal exame para diagnosticar precocemente a doença. “Ela deve ser iniciada anualmente a partir dos 40 anos, até quando a paciente tiver boa expectativa de vida. Essa orientação vem da Comissão Nacional de Mamografia. E o autoexame no Brasil tem valor sim, tanto a equipe de saúde deve ser treinada como a paciente deve fazer seu autoexame, pois como nem todas as mulheres têm acesso à mamografia, a grande maioria das pacientes tem diagnósticos através de nódulos palpáveis, então ela ter essa consciência e poder procurar o médico assim que sentir, tem impacto positivo”, acrescentou.

Ascom/Onco Hematos