Atividades de lazer e relaxamento proporcionam descanso além do sono

Descansar e recarregar as energias é algo que vai muito além do sono. É o que apontam estudos e análises de especialistas na área de saúde mental em todo o mundo. Eles listam pelo menos sete tipos de descanso, que podem ser contemplados através de atividades diárias ou periódicas que proporcionem sensações de prazer, relaxamento, conforto e melhoria da saúde. São os descansos físico, mental, emocional, espiritual, sensorial, criativo e social.

 

De acordo com a psicóloga e professora Flávia Nascimento, do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), o descanso é geralmente atribuído à saúde e bem-estar da pessoa como um todo, que pode ser alcançado através de vários fatores complementares. É a saúde física, é a mental, espiritualidade, atividade física, alimentação saudável… Uma condensação de coisas que vão nos proporcionar essa qualidade de vida e o tal do descanso”, define ela, citando uma série de benefícios proporcionados a cada indivíduo através do descanso.

 

“Quando o sujeito está descansando, ele tem uma redução do estresse. Melhora o humor, a qualidade de vida, a sociabilidade, a produtividade no trabalho, o raciocínio, a memória, a concentração, a atenção…”, lista Flávia, citando também uma maior sociabilidade e um melhor funcionamento dos processos psicológicos, bem como do sistema imunológico. “Quando a gente está bem, o nosso corpo responde melhor a uma caminhada e não tem essa baixa no nosso sistema imunológico. Nos ajudam muito a ter motivação, desempenho, criatividade e espontaneidade”, destaca.

 

Os mesmos especialistas atestam que uma atividade de descanso pode contemplar várias camadas da saúde e da vida, e vários aspectos trazem impactos na rotina diária. O cultivo de boas relações interpessoais, conversas e visitas a amigos e parentes podem ser formas de descanso social e emocional. Já a prática de esportes, leituras, música, escrita, visitas a museus, viagens e outros hobbies são formas de descanso mental e criativo. A camada espiritual é associada por uns à religiosidade e por outras ao contato com a natureza ou a trabalhos voluntários.

 

O importante e recomendado é “desligar a mente” do trabalho e da rotina diária em algum momento, dedicando o tempo a alguma dessas atividades. A chave para isso, de acordo com Flávia, é o autoconhecimento. “É entender qual é a necessidade que o nosso corpo está pedindo, saber qual é o momento que eu estou precisando agora. Se é de uma viagem, se é conversar, tomar café com um amigo, visitar a família, dar um mergulho no mar… O processo de autoconhecimento é que vai realmente beneficiar esse sujeito”, ressalta a psicóloga, acrescentando que cada sujeito é único, subjetivo, com suas próprias experiências e em um momento de vida específico.

 

E mesmo com essa variedade de atividades, o sono correto e adequado, dentro do tempo recomendado e com o mínimo de estímulos (como telas ou ruídos), é a principal forma que cada pessoa tem para recarregar as energias e alcançar o reequilíbrio de suas funções mentais, corporais e psicológicas. E isso abrange várias destas áreas de cada pessoa, mesmo que de forma indireta. “É através do sono que a gente consegue fazer todas essas atividades que são de extrema importância para o nosso organismo”, resume Flávia.

 

Ascom Unit