Ame seu coração


Há uns 15 dias acompanhei, como sempre faço aos domingos, o Programa Viva Bem, que abordou sobre doenças cardiovasculares na mulher. O assunto foi falado pela cardiologista Thaís Carvalho de forma bastante didática. Sei que foi sobre o público feminino, mas no último sábado lembrei-me bastante das orientações da médica. Acordei com mensagens no celular que um amigo de trabalho tinha passado mal de madrugada e faleceu, de infarto fulminante, aos 35 anos de idade. Todos ficaram bastante chocados e este fato mostra que precisamos estar atentos aos sinais do nosso corpo. É preciso atividade física (sem exageros), alimentação equilibrada, mas principalmente fazer suas consultas de rotina.

Em último plano
Aqui é casa, eu sempre fico em último plano, pois vou priorizando o marido, a filha e a minha mãe, quando estava viva. Mas aprendi a fazer os exames básicos ao menos uma vez por ano, e, no meu caso, como tenho histórico de cardíacos e cânceres na família, também faço os preventivos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares são as maiores inimigas das mulheres. Anualmente 8,5 milhões de mulheres morrem de doenças cardiovasculares no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as mulheres acima dos 60 anos morrem de quatro a seis vezes mais do coração do que de câncer de mama e de colo de útero, apesar destas últimas serem a doença que mais preocupa o sexo feminino.

Outubro Rosa
Sendo o mês escolhido para a intensificação das ações de conscientização das mulheres sobre o câncer de mama, em mais um ano, a Secretaria Municipal da Saúde, adere à campanha do Outubro Rosa e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. Na capital, a população pode contar com serviços da Rede de Atenção Básica e Rede Especializada. Após a realização da consulta na Unidade Básica de Saúde, caso seja necessário, o usuário é encaminhado para atendimento especializado no Cemar Siqueira Campos, através do Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (CAASM). A unidade dispõe de profissionais na área de mastologia, que farão a avaliação clínica e a análise do resultado do exame de mamografia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura se aproximam dos 100%, o que reduz significativamente o número de óbitos por conta da doença.

Hospital da Covid-19
Após quatro meses de funcionamento, o Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, montado no campo do Club Sportivo Sergipe, em Aracaju, para atender pacientes acometidos pela Covid-19, começou a ser desmontado. O início da desconstrução da estrutura principal e parte externa começou no último domingo, dia 11.

Enfrentamento continua
Mesmo com o fechamento do HCamp, a Prefeitura de Aracaju mantém parte da estrutura para a continuidade do enfrentamento à pandemia. As alas específicas para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 continuam em funcionamento nos dois hospitais municipais, Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte). Além de quatro UBS exclusivas para atendimento de síndrome gripais, que são as UBS Ministro Costa Cavalcante, Onésimo Pinto, José Machado de Souza e Geraldo Magela.

Antirrábica
Começou hoje a Campanha de Vacinação Antirrábica em Aracaju. Se você tem animal de estimação e preza pela saúde dele, não esqueça de leva-lo para vacinar. A ação acontecerá até o dia 6 de novembro, sendo realizada por etapas, com pontos volantes e fixos. Até o final da campanha, a estimativa da SMS é imunizar 39.750 animais. Confira abaixo o calendário dos postos fixos:

Dia 19
Conjunto Augusto Franco (Praça Ronaldo da Cruz; SESI – Avenida Canal 3; e UBS Augusto Franco)
Bairro Aeroporto (Praça das Mães – Sta Tereza) e EMEI Jovino Pinto (Largo São Conrado).

Dia 20
Bairro Coroa do Meio (Praça Durval Andrade e na UBS Hugo Gurgel
Bairro Atalaia (UBS Antônio Alves e próximo ao Colégio Atlântico)
17 de março (UBS Roberto Paixão).

Dia 21
Zona de Expansão (Igreja Santa Terezinha (Pov. Robalo); UBS João Bezerra (Pov. Areia Branca); UBS Niceu Dantas (Pov. Mosqueiro); Residencial Brisa Mar – Horto do Carvalho – na Associação de Moradores ao lado da mercearia (Aruana); e na Praça da Delicatessen Porto Sul – Aquários (Aruana).

Dia 22
Santa Maria (UBS Osvaldo Leite; UBS Elizabeth Pita; UBS Celso Daniel; Rua 38, nº 50 (no campo próximo a Assembleia de Deus Madureira); Colégio Albano Franco (conj. Padre Pedro).

Dia 23
Bairro Santa Maria (Paróquia Santa Tereza de Calcutá – Lot. Marivan); no bairro São Conrado (UBS Geraldo Magela; Avenida Gasoduto – ao lado do GBarbosa; UBS Humberto Mourão; e Creche Júlio Prado Vasconcelos).