Ambulantes e população recebem orientações sobre exposição ao sol na praia de Atalaia em Aracaju

Preocupados com o aumento de casos de câncer de pele, a equipe de especialistas da Onco Hematos e HOMO, que integram a Rede AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), realizaram a ação “Proteção para todos! Prevenção ao Câncer de Pele”, uma ação de conscientização sobre os riscos da exposição prolongada ao sol, principalmente para os ambulantes que trabalham na praia.

Durante a ação, que foi realizada na praia de Atalaia em Aracaju, na manhã deste sábado (29), os profissionais entregaram camisas de proteção solar, além de kits de prevenção com protetor solar e panfletos com orientações sobre o câncer de pele. A atividade reuniu diversos profissionais, que se dividiram em grupos para orientar os ambulantes em vários locais da praia da capital. Atividade física ao ar livre também foi realizada com a professora Cau Andrade.

De acordo com a dermatologista Dra. Juliana Gomes, ações de orientação à população sobre os cuidados com a pele são essenciais. “Às vezes, as pessoas trabalham todo dia expostas à radiação e não sabem o quanto isso pode fazer mal, não só para o envelhecimento da pele e outras doenças, mas até para o câncer de pele”, afirma ela, alertando ainda que o câncer de pele tem alta chance de cura se for descoberto precocemente.

Juliana Gomes – Dermatologista

Ainda segundo a dermatologista, o maior aliado na prevenção ao câncer de pele é o protetor solar, mas o uso adequado e diário faz toda a diferença. “O uso do protetor deve ser diário e reaplicado durante o dia a cada duas horas. O fator de proteção ideal mínimo é a partir de 30. E temos uma regrinha da ‘colher de chá’ para facilitar: no rosto deve ser utilizado uma colher de chá de protetor solar, braço direito mais uma colher, braço esquerdo mais uma, no troco, são duas colheres para a frente e trás e em cada perna mais duas colheres. Essas são recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia”, orienta.

Além do protetor, a profissional ressalta o uso de óculos, chapéus e bonés, sombrinhas e/ou sombreiros e roupas de proteção contra raios ultravioleta. Para crianças, o uso de protetor pode ser utilizado a partir de seis meses. Lembrando que o período de maior risco dos raios ultravioletas são das 10h às 16h.

Oncologista Miguel Tenório e seus pets

O oncologista da Onco Hematos, Miguel Tenório, destaca a dificuldade de acesso aos fatores de proteção devido ao alto custo dos produtos. “A gente faz as recomendações do uso do protetor solar, as camisas de proteção contra raios ultravioletas, mas a gente sabe que exige um custo e que nem sempre é acessível aos vendedores ambulantes. Por isso, uma ação como essa é fundamental”, informou o oncologista que aproveitou a ação para levar seus pets para um passeio e alertou que eles também precisam de proteção, “principalmente que os que vão à praia ou piscina. Hoje já existem produtos para animais”.

Já a dermatologista Emanuela Plech destaca que é preciso se preocupar com a saúde da pele, principalmente quem tem pouca melanina, ou seja, pessoas de peles claras. “Pessoal do interior que trabalha na área da agricultura também precisa se preocupar com a pele. E o cuidado tem que ser redobrado para quem tem a questão do fator genético, de ter a cor de pele mais clara e de trabalhar muito tempo exposto ao sol”, alerta.

Marcos Andrade

“A ação está sendo muito positiva, porque é um momento novo, diferente. Essas pessoas, muitas vezes, são invisíveis de ações sociais. Essa será uma ação constante. Estamos com um calendário de ações mensais voltadas para o objetivo de prevenir, tratar e cuidar das pessoas de um modo integral”, informou o gerente de Operações da Onco Hematos, Marcos Andrade.

Ambulantes

Dra Emanuela Plech orienta ambulantes

Para muitos ambulantes, o uso de protetor, apesar de ser considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI), não é de fácil acesso. Além disso, muitos deles não sabem a forma correta de uso do protetor, como a ambulante Aclécia Marques. Para ela, uma vez por dia já era o suficiente. “Eu não sabia que precisava passar mais de uma vez. Agora recebi a informação correta. Trabalho a apenas um mês na praia e foi muito bom receber essas orientações”.

Já Maria de Carvalho, trabalha há muitos anos na praia. “Eu coloco protetor, mas nem sempre lembro, as vezes não coloco. Não sabia como usar direito. Quero agradecer por essa ação. Consegui tirar dúvidas com os profissionais e agora vou usar todos os dias”, disse a vendedora, que recebeu orientação diretamente da dermatologista Emanuela Plech

Lucas Aloisio- vendedor

 

O vendedor ambulante, Lucas Aloísio, 26 anos, recebeu as orientações e destacou que trabalha na praia por pouco tempo, mas que já sentiu o quanto o sol prejudica a pele. “Venho à praia tirar um extra, e antes eu vinha sem usar protetor, queimei bastante a pele. O importante é usar camisas de manga longa, protetor solar e bastante água. Foi satisfatório receber esse kit de proteção e já estou usando o meu para me proteger”, finalizou.