Ação preventiva nos terminais de ônibus no combate a Covid-19

Desde terça-feira, 28, que mais uma ação preventiva está sendo desenvolvida nos Terminais de ônibus de Aracaju, é a medição de temperatura dos passageiros, aspersão de álcool nas mãos e conscientizando sobre os cuidados no combate ao CoronaVírus.

A campanha de prevenção é uma iniciativa da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), do Projeto Ambiental Despoluir e as empresas de ônibus dos dois estados.

Raissa Cruz – Setransp

Segundo a superintende do Sindicato da Empresas de Ônibus de Aracaju, Raíssa Cruz, esta ação se soma a outras que já estão sendo desenvolvidas junto aos passageiros. “É uma ação de prevenção e conscientização das pessoas sobre os cuidados que devem ser adotados contra o coronavírus. A iniciativa das empresas de transportes é para reforçar uma série de ações que já vem sendo desenvolvidas desde o início da pandemia e o forte desse momento é fazer a medição de temperatura”, explicou

Alguns agentes ficam nas catracas de entrada do terminal e outros circulando e perguntando aos passageiros se permitem que a medição seja feita, na constatação de alguma alteração eles orientam a buscar orientação médica. De acordo com a superintende do Setransp, a ação acontecerá durante três semanas nos horários de maior movimentação dos terminais, início da manhã e final da tarde.

A dona de casa Mirian Rocha, considerou a ação positiva, principalmente por estar em um local de grande circulação de pessoas. “É uma forma de controle, a pessoa tem uma noção de como está, porque na rua é sempre um risco”, afirmou. Já a estudante Emily Jussara, criticou a falta de colaboração dos demais passageiros que se recusam a fazer a medição de temperatura e até mesmo a usar a máscara. “É uma falta de consciência muito grande e respeito com o próximo. Agindo assim pode levar a doença pra casa”, lamentou.

A superintendente do Setransp, informou que a ação poderá se estender além das três semanas previstas, diante da boa aceitação da maioria dos passageiros do transporte público.