17 de Março: Prefeitura finaliza construção da primeira UBS do bairro

A Prefeitura de Aracaju está prestes a contemplar a população do bairro 17 de Março com mais um importante mobiliário que oferecerá às cerca de 17 mil pessoas que moram no local acesso integral a serviços de saúde, com qualidade e facilidade. Entra na fase de acabamento a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS), que ocupará uma área de mais de 4.300 m², onde serão construídas sala de acolhimento, nove consultórios, compartimentos usados para procedimentos odontológicos, observação, vacina, curativos, farmácia, nebulização, administração, sanitários masculinos e femininos dotados de acessibilidade e demais ambientes de apoio. Orçada em cerca de R$ 1 milhão, a obra tem recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

Com mais este investimento no bairro, a gestão municipal ofertará uma unidade que contará com quatro equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal e serviços de promoção, proteção, prevenção, com ações voltadas para o diagnóstico, tratamento, reabilitação e outras atividades focadas na saúde coletiva.

Faltando apenas detalhes nos acabamentos, a obra deverá ser entregue nos próximos dias e acabará definitivamente com o déficit de serviços básicos e com isto as famílias que se deslocavam para outras unidades serão atendidas no 17 de Março.

Desta forma, uma história que começou em 2010, finalmente terá um desfecho. "O projeto desta UBS se arrasta desde 2010, quando foi cadastrada junto ao Ministério da Saúde uma proposta de construção e requalificação de algumas unidades, incluindo esta do 17 de Março. Quando Edvaldo saiu da Prefeitura, em 2012, os recursos deixados em caixa não foram utilizados e isso gerou um problema que só foi resolvido na volta do prefeito à gestão da capital. Finalmente a obra foi retomada, executada e, pelo que resta, podemos afirmar que está praticamente finalizada, com toda a parte estrutural elétrica e hidráulica concluída", explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Fonte: Ascom/PMA