Reumatologista fala sobre Doenças Reumáticas

Você sabia que Doenças Reumáticas são mais predominantes no mundo moderno? Essas doenças estão atingindo a cada dia mais pessoas, cada vez mais cedo e, muitas vezes, de forma silenciosa. E para falar sobre o assunto, o reumatologista da Clínica Onco Hematos, Denison Santos, participou do programa Viva Bem deste domingo, 23, transmitido na Fan FM, 99,7, e esclareceu dúvidas sobre Doenças Reumáticas. 


De acordo com o Dr. Denison Santos, para o paciente, o reumatismo é tudo aquilo que dói, mas para o reumatologista, o reumatismo é uma doença que, além da dor, tem vários outros sintomas. “Existem doenças reumáticas que não tem dor, mas que são tão graves quanto aquelas que doem. Então é preciso que o reumatologista tenha habilidade para tratar desde as doenças que tem dor, como artrose, osteoporose, fibromialgia, até aquelas como artrite, reumatoide, vasculites. Então, tem uma ampla quantidade de doenças que podem ser tratadas por este profissional”, destacou.


Ainda segundo Dr. Denison, o reumatismo, que é muito conhecido pelas pessoas, na verdade é uma doença degenerativa, ou seja, é o desgaste. E o reumatismo mais comum é a osteoartrose, mais conhecida com artrose. “A maior causa para estas doenças reumáticas ainda é por conta do envelhecimento, pois na medida que vamos envelhecendo nossas articulações e músculos vão envelhecendo também, então é natural que qualquer esforço feito com dificuldade gere desconforto e dores no corpo. A osteoartrose ainda é a doença reumática mais prevalente, onde muitos reumatologistas recebem pacientes em seus consultórios sentindo esse problema. É muito comum artrose no joelho, no quadril, na coluna e a artrose nada mais é do que uma dor quando um indivíduo faz um esforço e não consegue executar movimentos com a mesma capacidade e habilidade como exercia antes”, disse.

Outros fatores além da idade são a má-alimentação, falta de atividade física, sobrepeso e com isso, atividades simples como caminhar, lavar um prato, subir uma escada podem ser impossíveis para quem sente dores com esta doença. “Nos Estados Unidos foi publicado um estudo afirmando que adultos acima dos 70 anos, 100% deles tem algum tipo de artrose. A partir dos 50 anos, as mulheres têm mais prevalência de possuírem algum tipo de artrose, porque elas têm mais necessidade de hormônio como estrogênio, porque ajuda o músculo, o osso e as articulações. E a mulher quando está na menopausa, os hormônios começam a não funcionar direito e os músculos vão ficando atrofiados, a articulação vai começando a doer e isso vai gerando futuras doenças reumáticas como a artrose”, explicou o reumatologista.

O alerta do especialista para a prevenção dessas doenças é começar a fazer musculação, atividade de treino, caminhada, corrida ou hidroginástica a partir dos 35 e 40 anos, que é quando a curva de ganho muscular tende a declinar. Para ele  o segredo é realizar alguma atividade física e ter uma boa alimentação.