Clínica Renascença reabre urgência pediátrica segunda


A Clínica Renascença retoma o atendimento de urgência e emergência pediátrica na segunda-feira, 17/3. Enquanto isso, os usuários do plano de saúde básico da Unimed e das empresas do Grupo Unidas terão livre acesso, sem reembolso, na urgência pediátrica do Hospital São Lucas até domingo. “Os pacientes serão atendidos normalmente e o hospital é quem vai nos cobrar o reembolso”, explicou o diretor-presidente da Unimed, Carlos Alberto Mendonça. Segundo ele, os pacientes que foram para o São Lucas antes de a medida ser firmada no Ministério Público Estadual, já estão sendo reembolsados.


A pediatria da Renascença foi fechada no final do mês de novembro do ano passado por conta da falta de profissionais. A insatisfação com as condições de trabalho e a forma de pagamento, por meio de uma cooperativa, o que gerava o atraso dos pagamentos, foram os principais motivos para o afastamento dos médicos. O retorno do serviço só foi possível após uma negociação feita entre a direção da clínica e os pediatras. Inicialmente o serviço de urgência e emergência pediátrica da unidade vai funcionar com 10 profissionais. Antes eram 16.


O acordo foi firmado na manhã de hoje, 12/3, durante a audiência realizada no MP. Caso a direção da clínica não restabeleça o serviço a partir de segunda-feira, corre o risco de pagar uma multa de R$ 5 mil. O pagamento dos profissionais continuará sendo feito por intermédio da cooperativa, sendo que a Unimed fará um repasse fixo de R$ 30 mil por mês, o que garante o pagamento referente a 750 consultas. O número de atendimento ultrapassado será de responsabilidade da clínica.