Saúde distribui mais 5 mil doses da vacina contra febre amarela


Fotos: Márcio Garcês /SES


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou a distribuir nesta segunda-feira, 21, as cinco mil doses de vacina contra a febre amarela que recebeu do Ministério da Saúde (MS) no último sábado, 19.


Desta vez, o município de Aracaju será reabastecido com mais duas mil doses e as cidades de São Cristóvão e Itaporanga receberão algumas dezenas de unidades da vacina, de acordo com sua necessidade. Outras doses serão enviadas aos municípios segundo a demanda que apresentarem.


“Vamos distribuir um quantitativo maior para Aracaju porque é daqui que mais saem as pessoas que vão viajar para as áreas endêmicas como Goiás e Pará”, explicou a gerente de Imunizações da SES, Sândala Oliveira.


Sergipe não tem registros de casos da doença. No dia 14 de janeiro, a SES recebeu do ministério uma remessa de 5 mil doses, que foram distribuídas pelo Estado até a última sexta-feira, 18.


A vacina deve ser tomada apenas pelos cidadãos que vão sair de Sergipe para áreas em que há risco de contaminação pela febre amarela: Amapá, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas, Pará, Goiás e Distrito Federal. A dose deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem, período necessário para que surta efeito.