“Batalhão” da conscientização toma conta da Praia dos Náufragos em ação do Projeto Respirar Azul

Voluntários de instituições militares, escoteiros e sociedade civil uniram forças para levar mensagem de preservação ambiental aos frequentadores da orla

No último sábado,7, a Praia dos Náufragos foi palco de uma mobilização que reuniu um verdadeiro “batalhão” em defesa do meio ambiente. Integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Marinha, ao lado de escoteiros, anestesiologistas e apoiadores institucionais, participaram da ação do Projeto Respirar Azul – A onda é praia limpa, iniciativa da Sociedade de Anestesiologia de Sergipe (SAESE) em parceria com a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE).

Com sacolas plásticas em mãos, os voluntários circularam pelos bares da orla, abordaram frequentadores mesa a mesa e entregaram material para coleta do lixo produzido no local. O contato direto com o público foi a estratégia escolhida para sensibilizar banhistas e turistas sobre a importância de não deixar resíduos na areia.

Forças de segurança e preservação: um mesmo lema

 

Representando o Corpo de Bombeiros, o subtenente Cordeiro e a subtenente Márcia destacaram a satisfação em ver a corporação engajada na causa ambiental. “Nosso lema é salvar vidas e toda vida importa. A vida marinha é responsabilidade de todos”, afirmou Cordeiro.

A soldado Rayane, da Polícia Militar de Sergipe, reforçou o papel social da instituição. “Nossa missão é servir e proteger. Participar de uma ação dessa magnitude e importância é também cuidar da população”, declarou.

 

A Marinha também marcou presença com representantes e por meio da Sociedade Amigos da Marinha (SOMAR-SE). Jovanka Leal ressaltou que a instituição não poderia ficar de fora. “Toda e qualquer iniciativa que tenha como objetivo o bem-estar e a preservação terá o apoio da Marinha”, garantiu.

 

Crianças dão lição de cidadania na areia

Entre os voluntários, as crianças ganharam destaque. Atentas e engajadas, percorreram trechos da praia recolhendo lixo descartado irregularmente. O vice-presidente do Grupo de Escoteiros do Mar Baden-Powel, Sérgio Pitanga, celebrou a participação dos pequenos. “É extremamente importante construir uma mentalidade não só de cuidado com o mar, mas com o planeta. Essa é uma questão de atitude. Todos nós somos responsáveis”, afirmou.

Sérgio Pitanga

O evento contou ainda com o apoio do Grupo Sergipano de Estudos da FEB (Grusef), representado pelo vice-presidente André Cabral, que classificou a ação como fundamental para despertar a atenção da sociedade.

 

Turistas aprovam iniciativa

A receptividade do público foi positiva. A família Portela, que acabara de chegar de Petrolina (PE), elogiou a abordagem. “Eu já estava procurando onde deixar o lixinho e, de repente, eles apareceram com as sacolinhas. Adorei. Vocês estão de parabéns”, disse Luciana Maria.

A turista baiana Alice Souza também se impressionou com o engajamento coletivo. “Fiquei curiosa ao ver tanta gente motivada a cuidar do meio ambiente. Isso aqui é um paraíso. A gente precisa cuidar, senão vamos perder”, alertou.

 

Balanço positivo e novos voos

 

Após percorrerem os bares, distribuírem os saquinhos e conversarem com dezenas de pessoas, os voluntários se reuniram no Quiosque 7, apoiador vida ação, para um lanche saudável e troca de experiências.

O vice-presidente da Coopanest-SE, Roberto Melara, enalteceu a iniciativa da SAESE, idealizada pelo médico anestesiologista Dr. André Barreto. “Esse foi o pontapé inicial para outras ações que virão em defesa da vida. A população precisa aprender que sujar e poluir o meio ambiente pode ter consequências gravíssimas para a humanidade e o planeta”, alertou.

 

Coordenador do Projeto Respirar Azul, vice-presidente da SAESE, o major André Barreto fez questão de agradecer a adesão das instituições. “Foi fundamental o apoio e a parceria de todos que reservaram sua manhã de sábado para levar uma mensagem de conscientização. A missão foi cumprida, o objetivo foi alcançado e tenho certeza que os próximos eventos serão ainda melhores. Espero que todos acessem o site www.projetorespirarazul.com e conheçam mais detalhes e se engajem no projeto”   concluiu.