Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas: Hematologista alerta para tipos de linfomas e principais sintomas

Neste dia 15 de setembro, Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas, a Clínica Onco Hematos alerta para os tipos de linfomas e os principais sintomas da doença. De acordo com o hematologista da Onco Hematos, Lucas de Menezes, o linfoma ocorre quando as células normais do sistema linfático sofrem mutações e passam a se multiplicar sem parar, disseminando-se pelo organismo.

“O linfoma é um câncer do sangue, assim como a leucemia. Os linfomas surgem em geral através de mutações genéticas e podem acometer vários órgãos. A forma mais característica que ele aparece é através do aumento dos linfonodos, as conhecidas ínguas, que começam a aparecer e vão aumentando de tamanho”, alertou o médico, destacando ainda que as ínguas surgem na maioria das vezes no pescoço, nas axilas ou nas virilhas.

Há dois tipos principais de linfomas, que são divididos em diversos subtipos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin (esse é mais agressivo).

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em Sergipe, estima-se que 60 novos casos de Linfoma não Hodgkin sejam identificados em homens e 40 novos casos em mulheres. Com relação aos casos de Linfoma de Hodgkin, a estimativa é que 30 homens sejam diagnosticados com a doença no estado, e menos de 20 mulheres terão a doença.

Sintomas
Além do aparecimento das ínguas, Dr. Lucas alerta para o aparecimento de outros sintomas comuns relativos à doença. “Febre de origem indeterminada pode ser um sintoma de linfoma. Perda de peso inexplicada. Suor exagerado no final da tarde ou a noite também é uma alerta”, acrescentou o hematologista, informando ainda que o diagnóstico da doença é feito através de biópsia do tecido acometido.

Tratamento
Em geral, os tratamentos mais comuns são feitos por quimioterapia e, às vezes, a quimioterapia associada à radioterapia ou imunoterapia, dependendo do avanço da doença.

Ascom/Onco Hematos