Diante da pandemia de Coronavírus, vários espaços que não faziam parte da rotina de inspeções da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa) de Aracaju passaram a receber visitas dos fiscais do município. A mudança é decorrente dos locais que propiciam a aglomeração de pessoas e, consequentemente, uma maior disseminação do vírus.
De acordo com a gerente de Ações Estratégicas da Revisa, Jacklene Andrade, dois exemplos desses espaços são os teatros e cinemas, que já podem reabrir para exibição de filmes e espetáculos, após o último Decreto Estadual que possibilitou essa retomada. As inspeções ainda estão sendo organizadas pela Revisa e ainda não há previsão para a execução dessas ações.
“Apesar dos cinemas e teatros não fazerem parte da rotina de inspeção, algumas ações começarão a ser desenvolvidas pela Revisa a fim de verificar se de fato estão sendo realizadas algumas medidas de proteção, como o isolamento das cadeiras, ou se há protocolos de higienização que garantam espaço entre as sessões, que permitam a devida higienização desses locais, por exemplo”, detalhou.
Jacklene destaca que é muito importante que com essa reabertura os cinemas e teatros tenham muito cuidado com a higienização ao final de cada sessão ou espetáculo.
“As gestões desses locais precisam assegurar o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre as cadeiras e, se for permitida a venda de cadeiras juntas, que seja feita no mesmo momento de cada compra, e não posteriormente”.
Já para os consumidores deste tipo de entretenimento, a orientação é continuar mantendo a distância segura, levar sempre álcool 70% para higienização das mãos (em líquido ou em gel) e, se possível, para higienizar o local antes de sentar.