UPAs realizam mais de 73 mil atendimentos no primeiro trimestre de 2015

Entre os meses de janeiro e março deste ano, as Unidades de Pronto Atendimento de Aracaju (UPAs) realizaram juntas 73.150 atendimentos nas áreas de ortopedia, atendimento clínico, pequenas e médias cirurgias e atendimento pediátrico. Em 2014, no mesmo período, o índice de atendimentos foi de 50.036 casos.

“Tivemos um número muito maior que no passado devido ao aumento da demanda relativa aos casos de viroses, tão comuns neste início de ano. Vale frisar também que a estabilização das escalas médicas, desde o segundo semestre de 2014, também reflete de forma positiva nos índices deste ano em que estamos. Outro ponto que merece destaque é o fornecimento contínuo de medicamentos. Estes são pontos cruciais para o aumento no número de atendimentos”, pontuou o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (REUE) da Saúde de Aracaju, Renê Porto.

Na UPA Fernando Franco, localizada na Zona Sul da capital, foram realizados 29.123 atendimentos, sendo a grande maioria na parte clínica com 19.833 casos e 2.811 cirurgias. Nesta UPA acontece também o serviço especializado voltado para crianças, o que resultou em 6.479 atendimentos.

“Crianças e idosos são os principais atingidos no quadro de virose. Na UPA Zona Sul isso ficou mais evidente, pois concentramos os serviços pediátricos. Essa oscilação climática (frio e calor) acabou proporcionando diversas viroses, o que configurou maior índice de registros nos casos das doenças apresentadas pelo público infantil”, registrou Renê.

Para Leizilin Alves Barreto, mãe do recém-nascido Marcos Antônio, o atendimento foi rápido e eficaz. “Sou moradora do bairro Atalaia e estou pela segunda vez consultando meu filho nesta UPA. Achei o atendimento tranquilo, com boa estrutura de equipamento. Pelo atendimento que meu filho recebeu, eu recomendo que as outras pessoas procurem esta UPA em casos de emergência”, disse a cidadã.

Já a UPA Nestor Piva, na Zona Norte de Aracaju, concentrou a maior parte dos casos da Rede de Urgência e Emergência no trimestre deste ano. Segundo avaliação do período, foram realizados 44.027 atendimentos. Ao todo foram 33.390 casos clínicos, além de 5.371 operações e 4.966 atendimentos ortopédicos. “Concentramos na UPA Zona Norte os casos de pequenas e médias complexidades no quesito ortopedia. Tratamos de monotraumas (pequenas fraturas, fissuras e luxações) e este é o diferencial nas ocorrências deste centro médico da parte norte da cidade”, disse Renê.

Segundo avaliou o paciente Marcos Vinicius Costa Poderoso, o atendimento recebido na UPA está dentro dos padrões de atendimento oferecidos nas melhores urgências da Capital. “A população de Aracaju já cresceu e isso reflete no serviço público. No meu caso foi tudo rápido, fui bem atendido. Estou com virose, corpo todo intoxicado há três dias, e assim que percebi minha situação vim direto à UPA, pois sei que receberei o auxílio correto para minha saúde. Sou usuário do sistema SUS e uso sempre que necessário os serviços do pronto atendimento”, frisou.

Fonte: AAN