Um novo tempo para o tratamento do Câncer em Sergipe

Em um prazo máximo de quatro meses, o estado de Sergipe se tornará referência no tratamento de câncer. Isso porque será inaugurada em Aracaju uma clínica que vai oferecer o que há de mais moderno no tratamento dos pacientes oncológicos: a ClinRadi – Radioterapia e Imagem. O projeto da nova clínica é uma iniciativa de 26 médicos, entre eles o radio-oncológico do Hospital Sírio Libanês, Sebastião Corrêa. A novidade foi apresentada na manhã deste sábado, 6, em evento realizado no Centro Médico Jardins.   

“A ClinRad é uma clínica de vanguarda que está adquirindo aparelhos de radioterapia de última geração e o que tem de mais moderno no mundo. Esses aparelhos modernos trarão uma qualidade no tratamento e vão transformar o estado de Sergipe num centro de referência com a ClinRadi em termos de radioterapia. É o que tem de mais moderno. Praticamente em todo no nordeste não se tem uma clínica como essas com aparelhos ultramodernos e com um sistema de imagem de última geração ”, ressaltou o radio-oncologista, Sebastião Corrêa.

Com a chegada da clínica, pacientes com câncer não precisarão sair do estado em busca de tratamento. Além dos pacientes particulares, a clínica atenderá também pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós temos hoje uma demanda de mais de 400 pacientes que são tratados fora do estado, porque a aparelhagem que tem aqui é antiga e não dá conta. Com a chegada da ClinRadi com esses modernos equipamentos, os pacientes poderão receber o tratamento aqui mesmo”, explicou Sebastião.


Equipamentos

Segundo o médico oncologista William Soares, um dos responsáveis pela nova clínica, a unidade de radioterapia contará com dois aparelhos aceleradores lineares, um aparelho de braquiterapia 3D e será o único da região Norte e Nordeste. “Já o serviço de imagem terá um aparelho de PET-CT, aparelho de ressonância, um tomógrafo e um serviço de medicina nuclear”, revela o oncologista.

Para o cirurgião oncológico, Roberto Gurgel, os equipamentos permitirão um tratamento aos pacientes com câncer com muito mais eficiência. “O paciente terá menos tempo de exposição à radiação e com resultado igual ou similar a qualquer parte do mundo. O ganho de tecnologia que estamos trazendo e o ganho de segurança para o paciente é inimaginável para a realidade atual de Sergipe”, salientou Gurgel.
 
Palestra

Ainda durante o evento, o radio-oncológico do Hospital Sírio Libanês, Sebastião Corrêa ministrou a palestra “Radiocirurgia: Histórico, Fundamentos e Aplicações Clínicas. “As radiocirurgias são as técnicas mais modernas de radioterapia que foram implantadas nesses últimos 15 anos. É superimportante porque é a tecnologia que tem de ponta. Isso é o que dar um status de qualidade no seu serviço. É o que há de mais moderno no tratamento de radioterapia”, explanou.

Visita

Após a palestra, todos os presentes foram convidados para uma visita ao local onde funcionará a ClinRadi, no bairro Jardins. Um prédio amplo (ainda em obras) que trará comodidade aos pacientes.

Matéria/Fotos: Canal Viva Bem