Suba no salto, mas sem exageros


Fino, anabela, plataforma, quadrado, agulha, vários são os modelos. O salto alto inspira elegância, beleza e sofisticação. Ao usá-lo a mulher fica com uma postura mais imponente, além de fazer toda diferença no figurino. Mas, apesar de ser um acessório indispensável no guarda-roupa de muitas mulheres, deve-ser ficar atento aos problemas que ele pode causar. Quando usado demasiadamente pode provocar lesões na coluna, joelhos e na panturrilha, causando dores nas costas e nos pés.


Conversamos com o médico ortopedista, Marcelo Ostrowski, que explica quais efeitos o uso freqüente de salto alto, e com o agravante do bico fino, podem ocorrer.



A sensualidade feminina está intimamente ligada ao uso do salto alto, seja no cinema, nas passarelas, nas peças publicitárias bem como no cotidiano de uma mulher vaidosa.


Não quero aqui desfazer o glamour do salto alto, nem tampouco ofender a vaidade feminina, mas são necessários cuidados para evitar que o uso freqüente ou seja, o mal uso deste tipo de calçado, venha ocasionar problemas futuros, visto que as deformidades dos dedos(joanetes, dedos em garra, etc.) são queixas comuns nos consultórios ortopédicos.


Quando elevamos o salto do calçado, ocorre uma transferência da pressão da região posterior do pé (retropé) para a anterior (antepé), ocasionando uma sobrecarga na região correspondente às cabeças dos ossos metatarseanos. Esta sobrecarga poderá ocasionar calosidade e processos inflamatórios, tal como bursites na região plantar e conseqüentemente dor.


Quando a parte anterior do calçado, chamada de câmara anterior, é muito estreita, típico dos calçados de bico fino, ocorre uma incompatibilidade, isto é, o antepé não cabe adequadamente ficando apertado, e deformado no seu interior, sendo possível demonstrar essa alteração através de radiografias realizadas com os pés descalços e com o salto alto e bico fino, conforme figura. portanto, esta é uma associação freqüente e maléfica aos pés estando intimamente ligada à gênese das deformidades em questão.


A posição do pé no uso de salto causa ainda um encurtamento do tendão calcâneo (Aquiles). Isto repercute, quando as pessoas acostumadas com o salto, sentem um desconforto ao caminhar descalças, chegando ao ponto de não suportar a dor, e sentir necessidade de andar nas pontas dos pés.


Enfim, é possível conciliar a vaidade, com a saúde dos pés, e portanto, deve-se evitar o uso contínuo e diário de calçados de salto alto e bico fino, reservando- os para eventos sociais e festivos.


Exercícios visando o alongamento do tendão de Aquiles e região plantar do pé e dedos devem ser realizados diariamente para evitar contraturas músculo-tendíneas e ligamentares prevenindo desta forma as deformidades futuras. Deve sempre ser levado em consideração à hereditariedade e as doenças sistêmicas associadas, em especial as reumáticas, já que elas podem por si só acentuar as deformidades.


Após obter estas informações, vale a pena sofrer futuramente para satisfazer a vaidade e modismo? Pense a respeito.



Fonte: Unimed Brasil


* Colaboração do médico ortopedista e traumatologista Marcelo André Rocha Ostrowski